06 outubro 2016

Receita fácil de molho caseiro de tomates

3

Já faz alguns anos que deixei de consumir molhos e alimentos prontos, nos últimos meses com as notícias sobre produtos cada vez mais contaminados tenho certeza que é a escolha certa. Preparar as refeições não é difícil, basta um pouco de planejamento e tirar um dia da semana para as preparações, assim você congela em porções e deixa tudo bem adiantado.

Aqui em casa eu preparo várias porções de refeições congeladas para até 15 dias, só não faço mais porque minha geladeira é praticamente um frigobar de tão pequena e não cabe muita coisa. Mas faço hambúrgueres, almondegas de frango e carne, bife a rolê, lasanhas tradicionais e também de berinjela, de abobrinhas, feijão, grãos diversos... enfim, é possível fazer uma infinidade de pratos e deixar prontinhos, congelados em potinhos ou marmitinhas, aliás, tem agora umas de alumínio que vão do forno, freezer e microondas, muito fácil! E no dia é só preparar um arroz (esse só gosto fresquinho) e uma salada, que já estão lavadas e cortadinhas, só colocar um molho e pronto!

Outra coisa que faço sempre é o molho de tomate, esse realmente não tem como consumir prontos, além de ruim e sem sabor contêm ingredientes "surpresa" que não agrada nadinha ao paladar nem a saúde. Mas não faço aqueles molhos complicados, que tira pele, sementes, espreme, esmaga, dá uma voltinha e um pulinho... nada disso, sou da praticidade.

Receita fácil de molho caseiro de tomates

Receita do meu molho caseiro fácil


Na minha receita quem trabalha mais é o fogão, ele que tem o papel principal e leva mais tempo, no mais, é lavar e picar os ingredientes e por na panela.
O bacana do molho caseiro é que você coloca - além dos tomates, claro - o que você mais gosta, os temperos que sua família mais aceita, no meu molho dessa semana foi:

1 quilo de tomates lavados e picados grosseiramente
2 cebolas grandes cortadinhas
5 dentes de alho grandes cortados
1 pimenta dedo de moça bem picadinha
2 colheres de azeite de oliva
salsinha, cebolinha, sal

Na panela já quente coloca o azeite, assim, ele não perde as propriedades por causa do calor, logo na sequencia as cebolas e deixa até ficarem transparentes, entra com alho até fritar bem e por ultimo os tomates, pimentinha e o sal, não use muito já que os outros alimentos onde você vai usar o molho já levam sal.
Deixe cozinhando em fogo baixo, mexendo as vezes para não grudar no fundo da panela e também para misturar bem os ingredientes. O meu ficou 1 hora, depois de pronto que adiciono os verdinhos.

Ele fica bem rústico, separo um pouco para congelar assim mesmo, grosso e uma segunda parte para bater já que aqui em casa tem uma pessoa que pensa que não gosta de cebola e alho, mesmo assim não bato muito, apenas trituro um pouco mais, ficam assim...

Receita fácil de molho caseiro de tomates

Você pode bater até ficar bem fino, vai do gosto. Depois de frio, basta separar em potinhos, na quantidade que achar adequada, aqui em casa estes pequenos potinhos são suficientes. Etiquetar e congelar. pronto, tenos molhos para alguns dias.

Receita fácil de molho caseiro de tomates

Dica: quando o tomate não esta tão vermelhinho (como foi o caso dessa vez) eu uso colorau (colorífico) ou urucum para ajudar na cor, uma colher de sopa junto com os tomates já resolve. O urucum tem umas propriedades muito boas para a saúde, vale a pena pesquisar.


Receita fácil de molho caseiro de tomates

Faz aí, com os temperos que mais gostar e depois me fala se não é outra coisa o sabor do molho caseiro e a praticidade que é te-los congelados no freezer.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

3 comentários:

  1. Eli,
    Eu sou a rainha dos potinhos congelados.Tenho salsa picada,pimentão e cebola, feijão e molho de tomate.Minha receita é bem parecida e coloco manjericão.É faço outra versão para os menos chatos com pimentão.
    Realmente é muito prático,adianta muito as refeições.
    Vou comprar desses seus potinhos prá congelar,os meus são de plástico e as vezes mancham.Besitos e bom restinho de semana

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Eli!
    Com certeza é outra coisa. Prefiro e consumo esse sempre que possível. Quando preciso comprar, compro "Tomates Pelados" em lata, totalmente sem tempero - não gosto do gosto e de toda aquela gordura dos molhos prontos da vida.
    A mãe também faz, mas ela pela os tomates. Deixa tudo guardadinho e vai usando aos poucos.
    Gostei do "pensa que não gosta de alho e cebola" rsrs. O velho e bom disfarce de bater. Eu não gosto de gosto apurado de alho, então uso pouco. Acho que os melhores temperos para comida são alho e cebola, eles que dão sabor.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderExcluir
  3. Delícia!
    Quem come molho de tomate caseiro nunca mais compra!
    Lembro de quando fizemos na faculdade, sou nutricionista, achei uma maravilha!
    Abraços

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.