11 agosto 2016

Umectação capilar: saiba o que é, como fazer e quais produtos usar!

6

Olá pessoal!

Hoje venho com mais um post especial para as leitoras do Blog Encantada da minha querida Eli! No post anterior falamos sobre Cronograma Capilar, se você não viu corre lá pra saber! Hoje quero compartilhar com vocês hoje sobre Umectação Capilar, vem comigo, então!

umectacao-capilar-beleza-tratamento-cabelos-blog-encantada

O que é Umectação Capilar?


As indianas, sim aquelas moças que dos cabelos maravilhosos, fazem esse procedimento há milênios, a técnica é passada de mãe para filha. A umectação capilar nada mais é que umidificar os fios dos cabelos com óleos naturais, sua função é de reposição dos lipídios dos fios, por isso que entra na etapa de NUTRIÇÃO.
Os óleos são remédios para os nossos cabelos, reparam os fios e tem resultados milagrosos. Os óleos mais comuns que encontramos são: óleo de coco, rícino, amêndoas e de oliva, podem ser usados sozinhos ou misturados, como passar óleo de rícino na raiz (potencializa o crescimento) e o óleo de coco no comprimento do cabelo.
Na hora de escolher o óleo para ser usado na umectação, escolha sempre o de origem vegetal, ou seja, aqueles óleos que são extraídos das plantas, ou melhor das sementes delas, pois é rico em triglicerídeos (gordura extraída das plantas).

Quais os melhores óleos para se usar nos cabelos?


Os quais eu uso sempre e indico, são, vou falar um pouquinho sobre cada um deles:
Umectação capilar: saiba o que é, como fazer e quais produtos usar!


Óleo de Coco:
Obtido do coco, como o nome já diz. Rico em vitamina K, E e ferro, ajuda na hidratação do couro cabeludo, penetra nos fios fornecendo assim a nutrição necessária para o fortalecimento e crescimento saudável dos cabelos. Para fazer a umectação a melhor escolha é o Óleo de Coco extra virgem prensado à frio. Vendido em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias, o custo é em média de 25,00 a 30,00 reais.
  
Óleo de Rícino:

Obtido da mamona, rico em vitamina E e minerais, tem ação nos cabelos de fortalecimento,  combate a queda e a caspa, ativa a circulação sanguínea, anti-bacteriano e fúngico, deixa os fios mais encorpados, hidrata e recupera profundamente. Pode ser usado na raiz dos cabelos,
pois auxilia no crescimento dos fios. O mais interessante do Óleo de Rícino é que você pode usar ele combinado com outro óleo como, por exemplo, o Óleo de Coco, passa o Óleo de Rícino na raiz dos cabelos e no comprimento utiliza o Óleo de Coco. Você encontra em farmácias, o valor é em torno de 5,00 reais, bem baratinho!

Óleo de Amêndoas:
Obtido do fruto da amendoeira, além de ser usado na pele por gestantes, é rico em vitaminas A, B1, B2, B6 e E, absorvido facilmente pelos fios, acaba com as pontas ressecadas, cabelos rebeldes e o frizz. Além da hidratação profunda, dá brilho e suavidade aos fios. Você encontra em farmácias e lojas de produtos naturais, a melhor opção é o vegetal 100% puro, o valor é em média de 5,00 reais o frasco.

Óleo de Oliva:
Extraído do fruto da oliveira, é rico em vitaminas A, D, E e K. Antioxidante, hidratante, deixa os cabelos com muito brilho e promove um tratamento profundo dos fios, dando proteção e a nutrição necessária que os cabelos precisam, sendo que é um dos óleos que conseguem chegar ao córtex do fio, repondo todos os lipídios necessários. Sua ação é muito eficaz, pois restaura as cutículas dos cabelos, além de restaurar, reduz o frizz e o volume, melhora as pontas duplas e a textura. O óleo de oliva é facilmente encontrado em supermercados, seu preço é em média de 12,00 reais, lembrando que o azeite deve ser extra virgem e prensado à frio, sem mistura de outros óleos e a acidez deve ser de 0,1% a 0,5%, acima disso não é recomendável, e fique atenta à embalagem que deve ser sempre escura.

Como passar os óleos nos cabelos?


Para passar o óleo nos cabelos é bem simples, separe as mechas e vá passando enluvando bem o cabelo, ao final faça um coque de deixe agir por no mínimo três horas, faço a Umectação Capilar toda semana, você pode dormir com o óleo nos cabelos, mas não se esqueça de proteger o seu travesseiro, guardo uma fronha velha só para isso.

Muitas pessoas acham que fazer a umectação aumenta a oleosidade, mas isso não é verdade, o óleo sendo 100% vegetal, diminui a oleosidade, pois todo o óleo será retirado, outro fator é que o couro cabeludo sentirá que está hidratado e então não vai produzir menos óleo que o normal.

1. O cabelo não precisa estar limpo, pode fazer com os cabelos sujos, pois diferente da hidratação as cutículas não precisam estar abertas para o óleo penetrar;

2. Alguns óleos no frio ficam condensados – temperaturas abaixo de 25 graus, para isso derreta-o em banho-maria, caso do óleo de coco;

3. Divida o cabelo em camadas e vá passando em mexas finas, comece aplicando da raiz para as pontas;

4. Aplicou em todo o cabelo massageie bem e deixe agir por no mínimo três horas.

Como retirar o óleo dos cabelos?


Agora o final de todo o processo de Umectação, a retirada do Óleo dos Cabelos, existem duas maneiras:

1. Após deixar o óleo agir, passe Yamasterol enluvando bem, deixando agir de 15 a 20 minutos, se quiser pode usar uma touca plástica após isso com a água do chuveiro morna, pois o calor da água ajuda a derreter o óleo. Retirar bem o Yamasterol passe o shampoo por duas vezes e finalize com seu condicionador preferido, deixe secar naturalmente ou aplique um protetor térmico e use o secador;

2. Outra opção é deixar o tempo do óleo, após isso ir para o chuveiro com água morna deixar por alguns minutinhos e passar o shampoo direto, quando faço esse procedimento passo 3 vezes o shampoo e finalizo com o condicionador.

Umectação capilar: saiba o que é, como fazer e quais produtos usar!

Agora você aprendeu tudo como fazer Umectação, é um procedimento bem simples e os resultados são maravilhosos, seu cabelo vai ficar sedoso, cheio de brilho, encorpado além de ajudar no crescimento saudável! Faz aí durante um mês e depois passa aqui para contar para nós! Tenho certeza que você não vai se arrepender!

Eli, mais uma vez obrigada pelo espaço e carinho!


Um beijo e nos segue lá no Insta que tem novidades sempre!


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

6 comentários:

  1. Eli e Francine,
    Adorei mais essa dica para os cabelos.O meu anda pedindo socorro.
    Estamos no verão,praia,piscina e sol acabam com o cabelo.
    Já vou correndo fazer,tenho azeite de sobra...rsrs...
    Besitos e tenham um final de semana abençoado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, que bom que gostou, a Fran arrasa nas dicas, estou amando, fazendo é claro.
      Faz sim, vamos cuidar dos cabelinhos que é dá um up geral na gente rsrs.
      Bjs, aproveita o verão aí porque aqui.... nem te conto.

      Excluir
  2. Eu tenho feito desde o ano passado, com azeite de oliva. Meu cabelo nunca esteve tão hidratado e sedoso. Vou tentar com o óleo de rícino, agora que o azeite anda custando os olhos da cara... Obrigada por postar. Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raquel,
      Pois então, eu achava que por meu cabelo ter couro meio oleoso não era bom usar, comecei a usar faz umas semanas e já estou amando.
      Bjs, ótimo fim de semana.

      Excluir
  3. Adorei as dicas!!! Sempre faço com óleo de coco, mas quero tentar com os outros também! Beijos.

    www.baudamaquiagem.com.br

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.