10 agosto 2016

Toda versatilidade do pé palito; ultrapassando décadas sem perder o charme

6

Os móveis com pés palitos estão presente na vida de muitas famílias, por muito tempo e principalmente na memória de muita gente. Eles remetem aquele tempo das férias nas casas dos avós, bons e maravilhosos tempos. Não encontrei nada muito concreto sobre a origem do pé palito, alguns artigos dizendo que são dos anos 40 logo após a segunda guerra, outros dos anos 50, enfim, de qualquer maneira eles ultrapassaram as décadas e por serem tão versáteis transitam facilmente nos mobiliários de hoje.

Peças originais de época são as mais procuradas pelos amantes do vintage, entretanto, aos que gostam do desenho dos pesinhos mas não abrem mão de um mobiliário mais atual com uma pegada retrô existem também uma infinidade de opções.

Selecionei para este post 10 inspirações com móveis de pés palitos, de diversos modelos e estilos.



1. Achei este escritório maravilhoso, os móveis com pés palito é o motivo da seleção mas não podemos deixar de notar o painel de madeira ao fundo onde as samambaias - elas voltaram mesmo - formam o mapa do Brasil, maravilhoso!

pé-palito-homeoffice-escritorio-decor-decoracao-painel-de-madeira

2. Este sofá azul tem dois itens que voltaram a ser bastante usados na decoração; pé palito, aqui na altura de uns 17 cm em madeira natural e o veludo azul maravilhoso. Já perceberam como o veludo esta sendo usado com bastante frequência outra vez? 

pé palito; sofá; móveis; decoração

3. Mais retrô impossível, esta sala completa com móveis em madeira e pés palito é praticamente uma viagem no tempo.

sala;decoracao;decoração;pé palito;móveis

4. Antes de falar do buffet com pé palito, note, a forma que os quadros foram presos; um trilho corre sobre o teto e nele são presos os quadros; interessante não tinha visto ainda. Mas agora,o buffet de pés palito, notem que apesar de ter linhas retas no design ele tem um acabamento incrível nos puxadores e nas molduras das portas, um leve arredondado; penso que talvez seja um móvel original da época, em que o trabalho era manual, peça a peça, cada detalhe milimetricamente pensado.

Móveis com pés palito - sala de jantar com móveis de madeira e pé palito!

5. Para quem quer, além de um ar retro um pouco de ousadia, observem as poltronas com pés palito abaixo. Pés palito pintados e tecido altamente estampado. Apesar de não me sentir muito confortável com tanta ousadia tenho que admitir que elas não passam despercebidas em nenhuma sala.

Móveis com pés palito - sala de jantar com móveis de madeira e pé palito!

6. E sim, os pés palito podem ser incorporados em móveis de diversos estilos e acabamentos, como este buffet/aparador com pé palito e este acabamento totalmente diferente nas portas. Apesar de chamativo demais, amei os "sapatinhos" nas perninhas do aparador.

Móveis com pés palito - buffet dourado compé palito!

7. O sofá com pé palito em tom marrom era a parte neutra que esta decoração com muito pontos de cor precisava; notem a estante, seus módulos tipo mesinha me lembraram clips, aqueles de papelaria. E o piso, já falei que tenho uma queda por piso de madeira não é mesmo, parece tão quentinho.

Móveis com pés palito - sofá marrom com pé palito!

8. Este sofá cinza tem pés palito porém num formato um pouco diferente, não roliço como a maioria que vemos, mas com um corte mais triangular, eu adorei; também gostei da composição toda da sala, a mesinha de centro também tem suas perninhas que lembram um palito, só que cromados assim como a cadeira ao lado.

Móveis com pés palito - sofá cinza com pé palito!

9. Como já falei de uma poltrona, notem a mesinha lateral no melhor estilo DIY, pés palito e uma maleta foram suficientes para criar um móvel novo, criativo e personalizado.

Móveis com pés palito - mesinha lateral e poltrona com pé palito!

10. E para finalizar, este conjunto de poltrona e puff estilo anos 50 com pés palitos, lindos e o revestimento de tricô. Esta peça é da linha Regina Misk, que além de roupas em tricô tem a linha mais aconchegante de móveis também.

Móveis com pés palito - poltrona com pé palito e capa de trico

O mais interessante é que por serem versáteis e até mesmo fáceis de usar muitos marceneiros estão confeccionando e vendendo somente os pesinhos para projetos D.I.Y, deixando ainda mais acessível para quem deseja ter um móveis com pé palito mas nem sempre esta disposto a um grande investimento.

Recentemente eu fiz uma mesa de centro com pé palito, se não viu veja o post "Mesa de Centro Pé Palito", muita simples de fazer. 

Imagens: WoodPrime | Westwing | Madeira Madeira | Sunhouse | Regina Misk

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

6 comentários:

  1. Oi Eli!
    Amo!!! rsrs
    Fica lindo colocar um móvel com pé palito em contraste a um ambiente mais frio né?
    Beijão

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Grazi,
      Sim, fica ótimo, eu sempre via como algo somente vintage, daqueles decor bem marcados pela epoca, mas fazendo a pesquisa me surpreendi.
      Obrigada pela visita.
      Bj

      Excluir
  2. OI Eli, me senti na casa da minha mãe 30 anos atrás, o sapatinho na perna palito me traz tantas memórias.
    São móveis lindos pra casas pensadas e decoradas. Gostei da dica de como os quadros foram pendurado, serve pra quem não aceita que paredes sejam violadas!
    Bjus!
    aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu também adoro estes sapatinhos nos pesinhos, são um charme extra com certeza.
      Bjs

      Excluir
  3. Além de serem lindos, os móveis com pé palito são duplamente atraentes para pessoas como eu que prezam pela praticidade e facilidade na hora de limpar a casa. Adorei! Sou apaixonada por móveis e peças de decoração que deixam o ambiente lindo mas não dificultam minha vida.
    Beijão!
    www.bit.art.br/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu também procuro móveis práticos.
      Obrigada pela visita e comentário.
      Bjs

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.