29 agosto 2016

Opalinas sua origem, preços e ideias de decoração

1

Vamos falar de Opalinas. Eu ando com fixação por pequenos objetos de decoração, recentemente escrevi o post "Decoração com Muranos" que é uma das minhas paixões. Hoje trago informações sobre a Opalina, seu uso em objetos de decoração, cores, curiosidades e faixa de preços.

As Opalinas são originárias da França por volta de 1840 fabricado pela primeira vez pela cristaleira Baccarat. Mas elas não foram planejadas e sim resultado de um erro na manufatura, a mistura das areais destinada a fabricação da massa de cristal apresentou um colorido e uma decomposição de cor, algo que lembrava muito a pedra que mistura as cores do arco-iris, a Opala, daí o nome das Opalinas. As peças e adornos em opalina então ganharam as decorações da época romântica, por algum tempo ficaram guardadas com a nova e moderna decoração os objetos nem sempre se encaixaram, entretanto, para quem gosta de um estilo romântico e clássico os objetos de decoração em opalina são perfeitos.

Decoração com opalinas, objetos de decoração, origem, preços das opalinas. Opalina verde.
As cores das opalinas são poucas mas com tonalidades bem variadas. Rosas, verdes, azuis são as opalinas mais encontradas, as amarelas gema de ovo são as mais raras e caras e as brancas as mais simples e até menos valorizadas, essas aliás possuem a particularidade de possuir arsênico na sua composição, que é letal.

Decoração com opalinas, objetos de decoração, origem, preços das opalinas.

Decoração com opalinas, objetos de decoração, origem, preços das opalinas.

Decoração com opalinas, objetos de decoração, origem, preços das opalinas.
Os preços de objetos de decoração de opalina dependem muito da característica, origem, data, fabricante, tamanho da peça... enfim, são variáveis que interferem na composição de preço. As opalinas mais raras e datadas de antigamente, encontradas principalmente em feiras de antiguidades e relicários são as mais caras, as mais atuais podem ser encontradas a partir de R$ 220,00 para peças pequenas. Já um vaso em opalina francesa Baccatat rosê com apliques em dourado pode custar em torno de R$ 3.000,00 em uma casa de antiquário.

Para quem gosta de objetos delicados e de coleções, as opalinas são uma ótima opção de investimento.


Fonte: Jornal A Relíquia | Antiquário Ponto de Arte
Imagens: Tânia Bulhões | Helena Lunardelli | Blog Mariah 


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Um comentário:

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.