17 julho 2016

Dicas para usar móveis clássicos na decoração contemporânea e moderna

3

Por diversas vezes já falei que tenho paixão por móveis clássicos e pela mistura de estilos na decoração, por exemplo; poltronas clássicas estilo Luis XV | XVI em companhia de uma mesinha de centro toda em vidro super moderna, ou recamier de madeira entralhada revestido com um tecido de estampa mais atual, uma mesinha de pés torneados ao lado de um sofá de linhas mais retas... enfim, uma mistura que não caracteriza demais um estilo de decoração e imprimi a personalidade dos moradores, eu gosto demais e ainda sonho com minha casa decorada dessa forma.

Selecionei para o post de hoje os cinco peças do mobiliário clássico que mais me encantam e seu uso em uma decoração contemporânea. E seis dicas de como incorporar os móveis clássicos na decoração moderna.

Cômoda Bombê
Proveniente da França em meados do século XVII a cômoda bombê era um móvel essencial nos quartos. Com o decorrer dos anos a peça passou a ser utilizada em hall de entrada, salas, corredores, salas de jantar e ainda nos quartos, agora na função de criado mudo. Também hoje encontramos as peças laqueadas, com tampos em madeira mas particularmente prefiro as de madeira com marchetaria e detalhes como a cômoda bombê clássica que selecionai abaixo, em uma sala bem contemporânea a pela se destaca.

Paixão por móveis clássicos, cômoda bombê na decoração moderna.

Recamier, chaise e divãs
Essas peças são realmente um clássico, quem não lembra de ter visto em filmes de época? Eu acho lindo, são como uma peça de arte na verdade. Aos que ousam sem medo a possibilidade de colocar um tecido com estampa pop transforma totalmente a peça.

Paixão por móveis clássicos, recamier, diva e chaises clássicos na decoração moderna.

Paixão por móveis clássicos, recamier, diva e chaises clássicos na decoração moderna.

Paixão por móveis clássicos, recamier, diva e chaises clássicos na decoração moderna.

Paixão por móveis clássicos, recamier, diva e chaises clássicos na decoração moderna.

Aparadores com pintura especial e apliques
Seja pelo formato dos pés, pelos apliques ou pela pintura especial as vezes com folha de ouro ou prata essas peças ficam incríveis em uma ambiente mais contemporâneo e descontraído. Não são difíceis de encontrar e principalmente de personalizar ao seu gosto.

Paixão por móveis clássicos, aparadores entalhados na decoração moderna.

Poltronas e cadeira entalhadas
Móveis com madeira entalhada ficam lindos em companhia de outros de linhas retas, assim a ambientação não fica pesada nem  muito caracterizada. Os tecidos claros valorizam ainda mais a peça já que o destaque fica especialmente na madeira.

aixão por móveis clássicos, poltronas e cadeiras clássicas na decoração moderna.

Paixão por móveis clássicos, poltronas e cadeiras clássicas na decoração moderna.

Paixão por móveis clássicos, poltronas e cadeiras clássicas na decoração moderna.

Penteadeiras
As penteadeiras são uma opção ótima porque podem servir para outros propósitos como mesinha de estudos, aparadores, barzinhos e ficam super atuais se pintadas em cores vibrantes.

Paixão por móveis clássicos, penteadeiras clássicas na decoração moderna.


6 dicas para criar um ambiente harmônico e equilibrado entre o clássico e o moderno:

1. Sempre que possível opte por uma base neutra, onde o mobiliário sera o destaque;
2. Escolha tecidos com padronagens mais modernas para atualizar poltronas e sofás mais antigos;
3. Não exagere na quantidade de móveis, o equilíbrio esta em dosar as peças modernas e clássicas dentro do limite de espaço físico disponível;
4. Insira o móvel em um local onde possa contrastar com o moderno, seja ao lado de móveis mais contemporâneos ou uma tela de arte moderna por exemplo;
5. Atualize os móveis com pinturas laqueadas de cores vibrantes;
6. Para contrapor ao clássico, use móveis de linhas retas, vidro e espelhos que são super atuais e ficam perfeitos em companhia dos clássicos.

Me contem, vocês gostam dessa mistura de estilos, tem mais alguma dica para dar?


Imagens: SOS Móveis Antigos | Blog da Mariah | Blog AskMi | Casa Midas  


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

3 comentários:

  1. Lindo espaço...
    Convido a seguir meu blog: http://guerreirafeliz.blogspot.com.br/
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa mistura do moderno com o antigo.
    Fica um resultado lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.