28 julho 2016

Cronograma Capilar: o que você precisa saber e um cronograma prontinho para você!

3

Hoje temos uma colunista convidada para nos contar o que é cronograma capilar, como deve ser feito, qual a função e ainda uma sugestão de cronograma de tratamento prontinha para você. Estou falando da Francine Costa @loucasporcronogramacapilar, uma curitibana que mora em Florianópolis - que delícia - e é apaixonada por cuidados com os cabelos. Aproveito para dar as boas vindas à Fran aqui no Encantada, tenho certeza que será maravilhoso!

Cronograma Capilar: o que você precisa saber e um cronograma prontinho para você

Olá  leitoras e leitores do Encantada!
Conheço a Eli há bastante tempo, sempre vejo muitas dicas, receitas e DIY que aliás amo todos! Daí que ela me convidou para fazer um post sobre cabelos e afins e eu já disse SIM logo de cara!

Vou contar um pouco sobre Cronograma Capilar.
Sempre gostei de cuidados capilares, fazia uma hidrataçãozinha uma vez ou outra, nada com regularidade, porém em outubro de 2015, uma amiga comentou sobre Cronograma Capilar, me falou maravilhas e resolvi buscar mais informações sobre o assunto.

Mas o que é Cronograma Capilar? 
Cronograma capilar é um ciclo de tratamentos que você faz durante quatro semanas, para o cabelo repor todos os nutrientes que foram perdidos ao longo do tempo, devido à poluição, químicas, sol, vento entre outros fatores que danificam nossos cabelos.
Essa reposição é feita três vezes na semana, divididos em três etapas que são: 5 hidratações, 4 nutrições e 3 reconstruções, mas o que quer dizer cada uma dessas etapas, te explico:

  • Hidratação: tem a função de repor água nos fios;
  • Nutrição: reposição de lipídeos e nutrientes;
  • Reconstrução: restauração da fibra capilar interna e externa.
Essas etapas podem ser adaptadas às suas necessidades e ao tempo que você tem para fazê-lo.


Cronograma Capilar: o que você precisa saber e um cronograma prontinho para você!
Seguindo o quadro acima, você irá lavar seus cabelos três vezes na semana, caso você lave com maior frequência nos dias em que não fizer o Cronograma Capilar, use shampoo e condicionador como de costume. 
Importante é você iniciar sempre pela hidratação e nutrição e não pela reconstrução para que a reposição seja efetiva. Para as meninas com os cabelos cacheados podem ter resultados melhores com foco maior em nutrição e ou umectação e para aquelas que não vivem sem chapinha e secador invista em um termoprotetor.
Você gostou de todas as maravilhas que lhe falei sobre o Cronograma Capilar? 
O melhor de tudo é que você não precisa comprar vários produtos, basta uma máscara boa de hidratação, um óleo vegetal que vão durar bastante e uma queratina líquida para usar junto com a máscara. 

Cada uma das etapas dá um efeito diferente aos fios, veja:

>> A hidratação os cabelos ficam leves, macios e suaves; 
>> A nutrição deixa os fios mais sedosos, reduz o volume, deixa com brilho e reduz o frizz; 
>> A reconstrução deixa os cabelos encorpados, resistentes, sela as cutículas e acaba com a porosidade.

Para deixar os cabelos ainda mais bonitos é importante que você beba bastante água e tenha uma alimentação rica em verduras e legumes.

E para finalizar você deve se dedicar, o seu cabelo não vai mudar de um dia para o outro, leva um tempo para que ele seja recuperado. A medida que você vai vendo os efeitos do Cronograma Capilar, você não vai querer parar de fazer.

Outra coisa que sempre falo para quem me pergunta sobre Cronograma Capilar: “Se você não cuidar do seu cabelinho, não sou que eu quem vou cuidar. ”


Agradeço demais a Eli por abrir as portas do seu querido blog Encantada

* * * *

Espero que vocês tenham gostado do post, quinzenalmente ela vem fazer uma visita e compartilhar conosco dicas preciosas de cuidados com nossos cabelos.


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

3 comentários:

  1. Olá! Desculpe pelo comentário desconexo! Fiz um post sobre 5 blogs legais e o seu está na lista! Confira aqui: http://goo.gl/RkZif9

    Obrigada pela atenção,
    Anna, do www.jeitodeumaadolescente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei dms!! Sempre quis fazer um cronograma, mas não sabia como fazer e nem por onde começar. Muito bom esse post.

    http://cantofeminin0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sara, na proxima quinzena vamos postar umas receitinhas incríveis para fazer em casa e deixar os cabelos maravilhosos!

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.