05 julho 2016

Cozinha com ilha central, o que você precisa saber antes de projetar a sua!

6

Cozinhas com ilha central ainda e o grande desejo de muitas pessoas - inclusive o meu já que a minha cozinha é com bancada tipo americana, além de lindas são extremamente uteis e práticas principalmente se você dispor de um espaço para um bom tamanho de ilha. As chamadas "ilhas centrais" são aqueles móveis instalados no meio da cozinha, sendo que a circulação é livre em todos os lados, ou seja, uma ilha.
As ilhas podem ser executadas para diversos fins, apenas como apoio na cozinha onde é possível instalar gavetas, armários, uma bancada para refeições ou ainda com uma função prática com a instalação do cooktop ou da pia por exemplo, ou ainda instalação de ambos, porém o espaço precisa ser bem generoso.

Cozinha com ilha central, o que você precisa saber antes de projetar a sua!

As ilhas ainda podem ter um móvel como extensão servindo como bancada de refeições, que são mais altas e requerem bancos altos ou ainda mesa de refeições que são uma extensão mais baixa e cadeiras de altura padrão já atendem.

Decida sua funcionalidade. É o primeiro passo a ser executado, decidir se a cozinha terá ou não ilha e a sua função é primordial. Decidir a funcionalidade envolve em mexer em projetos, algumas vezes estruturais, de encanamento, gás, eletricidade, discuta isso com seu arquiteto ou engenheiro logo no início do projeto caso seja uma obra nova, com essas definições ele já deixará as esperas (água, energia, esgoto, gás) programadas evitando que precise de algum quebra-quebra futuro, a mesma coisa para reformas.

Atenção com as medidas. A ilha deve ser livre e deixar um espaço suficiente de circulação ao ser redor, o ideal é um espaçamento de 100 cm, porém 70 cm já propiciam uma boa circulação, deve levar em consideração os móveis que cercam esta ilha, por exemplo, caso tenha um outro móvel com gavetas você precisará de um espaço para a abertura das gavetas. Ao optar por ilha central com cooktop lembre da coifa, ela precisa ser específica para ilhas e geralmente têm o preço mais elevado dos que as de parede.

Cozinha com ilha, medidas cozinha

Cozinha com ilha central, medidas principais


Material de acabamento. Tanto o material do móvel da ilha quanto seu acabamento precisa atender a sua funcionalidade. As ilhas podem ser executadas em m.f.d com os mais diversos revestimentos (laminados de madeira, laminas de aço inox, pedras), o mesmo ocorre com o tampo da ilha, caso opte por colocar o cooktop ou a pia é preciso verificar se o material da bancada é o mais indicado, em geral são utilizados pedras naturais como granitos e mármores, pedras industriais como marmoglass e ainda madeira, esta por sua vez precisa ter um tratamento especial para evitar infiltrações.

Iluminação da ilha. Não esqueça de projetar uma iluminação que valorize sua ilha, algumas vezes ela poderá ficar afastada de uma janela e uma iluminação extra além de útil pode dar destaque para o móvel.

Vamos as inspirações para cozinhas com ilha central, modelos com pia ou fogões, com bancada para refeição, mesas de apoio junto à bancada, ou apenas como bancada de refeições, escolha seu modelo favorito!

1. Ilha central com bancada de refeições e pia adicional, revestimento em madeira e branco com pedra. Iluminação em dois pontos sendo o pendente responsável pelo charme extra na ilha.

cozinha com ilha, bancada granito, cozinha planejada


2. Ilha central com bancada de refeições e cooktop. Este projeto é maravilhoso, alegre e muito moderno. A iluminação é bem generosa com diversos spot embutidos no gesso além do pendente lindo sobre a área de refeição. Com a instalação da área de refeição com altura padrão de mesa é possível utilizar cadeiras que são mais confortáveis ao invés de bancos e banquetas altas, 

cozinha com ilha, bancada marmoglass, madeira, cozinha planejada

3. Ilha central com pia de apoio revestimento em inox. Este é um modelo de ilha que serve apenas como apoio principalmente na hora de cozinhar, a bancada de inox é excelente para manuseio de alimentos e muito prática na limpeza, porém, alguns cuidados devem ser tomados para evitar manchas.

cozinha com ilha, bancada inox, cozinha planejada

4. Ilha central com pia dupla e bancada de refeições. Apesar de estreito o espaço entre a ilha, fogão de demais armários é suficiente para uma boa circulação. Por não haver outros elementos de teto foi possível centralizar os pendentes favorecendo a iluminação da bancada.

cozinha com ilha, bancada marmore, cozinha planejada

5. Ilha central com cooktop. Uma área para cozimento e uma pequena extensão para apoio de acessórios e panelas. Esta ilha é em uma cozinha pequena e para melhor aproveitamento de espaço a área de fogão deu lugar aos armários ao lado da geladeira. Nesses casos projetar gavetas e mais armários no móvel da ilha é uma ótima opção.

cozinha com ilha, bancada marmoglass, cozinha planejada

6. Ilha central com cooktop e área espaço para refeições. Apesar de estreita a cozinha formato quadrado comportou a ilha central com cooktop. A disposição facilita o acesso tanto aos armários e geladeira como na área da pia. Armários com puxadores embutidos ajudam a criar uma linha reta e ampliar o espaço.

cozinha com ilha, bancada com cocktop, cozinha planejada

7. Ilha central revestida com granito. Nesta cozinha a ilha comporta apenas o cooktop e coifa mas facilita o acesso as demais áreas da cozinha como pia, torre de eletros e geladeira.

cozinha com ilha, bancada granito, cozinha planejada

8. Ilha central com bancada e pia de apoio. Além de funcional esta ilha é linda, alias, a cozinha toda é um conjunto maravilhoso. 

Cozinha com ilha central, tudo que voce precisa saber


9. Ilha central com pedra branca e extensão em madeira para refeições. Uma cozinha muito moderna e ampla, a ilha serve como bancada de refeições e ainda comporta uma extensão em nível mais baixo como mesa de refeições.

cozinha com ilha, bancada marmoglass, cozinha planejada

10. Ilha central com cooktop. Cozinha também pequena mas muito charmosa, a ilha em m.d.f com tampo de pedra apoia apenas o cooktop e coisa de ilha, o acesso a pia e geladeira e torre de eletros fazer o triângulo adequado.

cozinha com ilha, bancada granito, cozinha planejada

11. Cozinha de apartamento com ilha central. No projeto a ilha tem a função apenas de apoio podendo ser uma bancada de refeições ou de manuseio de alimentos. Um belo exemplo que é possível colocar uma ilha central até em espaços bem reduzidos.

cozinha com ilha, bancada granito, cozinha planejada, apartamento

12. Ilha central com cooktop. De madeira com tampo em inox e rodapé de pedra, área apenas para cozimento e uma pequena extensão para refeição.

cozinha com ilha, bancada para refeicao, cozinha planejada

13. Ilha central com cooktop e mesa de refeições. No projeto a mesa é um móvel a parte e pode ser removida, sobre a bancada apenas o cooktop e a coifa.

cozinha com ilha, bancada inox, cozinha planejada, mesa de apoio

14. Ilha central ampla multifuncional. Dividida em área de cozimento com cooktop e coifa de teto, gavetas e gavetões para talheres e enxoval de cozinha, espaço para horta onde você pode embutir os vasinhos com seus temperos favoritos, uma área de refeições e ainda uma área tipo prateleira para louças, livros e demais objetos. Meu projeto favorito. 

cozinha com ilha, bancada marmoglass, cozinha planejada

cozinha com ilha, bancada marmoglass, cozinha planejada

15. Ilha central com pia e cooktop. Múltiplas funcionalidades também nessa ilha, com pia de apoio , espaços para armazenamentos, ampla bancada e cooktop. 

cozinha com ilha, bancada pedra brabca, cozinha planejada

16. Ilha central em inox. A bancada é generosa e além do cooktop abriga diversos compartimentos para talheres e outros acessórios. 

cozinha com ilha, bancada de aco inox, cozinha planejada

Todas muito lindas e bastantes funcionais, a minha preferida eu já contei, é a 14. Ilha central ampla multifuncional e a sua, qual é?

Imagens: Casa e Jardim | Casa Claudia | Casa Vogue 

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

6 comentários:

  1. Todas maravilhosas Eli!!
    Ficou show, maravilhoso teu post.
    Gosto mais das ilhas com fogão, ainda acho estranho
    a pia dividindo a cozinha.
    eu não tenho nem um post especifico de ilhas, mas outro dia
    fiz um com cozinhas americanas e foi onde me apaixonei pelas ilhas enormes!

    bju bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho estranh a pia separada, já fico imaginando o alagamento que eu iria fazer se tivesse rsrsrs.
      Estou com um post de ilha americana para publicar também, quando publicar vou linkar teu post para os leitores ficarem com uma informação super completa.

      Bjos

      Excluir
  2. Oi Eliane, que sonho essas cozinha, uma mais linda que a outra.
    Ótimas dicas e muito importantes, não basta a cozinha ser bonita, tem que ser funcional também.
    Beijos!

    Simplesmente Decor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Talita, no meu apê antes dessa casa a cozinha era totalmente fora de mão, a geladeira quase lá na lavanderia rsrsr, uma tristeza.
      Bjs

      Excluir
  3. Ótimas dicas!
    Qual material você acha melhor para construção da ilha para cooktop? Madeira ou alvenaria?

    É necessário deixar pontos de energia elétrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      Sim, é aconselhável deixar pontos de energia elétrica pois precisará para o cooktop. Antes, pense no modelo que vão querer pois existem 110 e 220v, melhor deixar a espera elétrica já providenciada, e ponto do gás também, caso seu cooktop não seja por indução.

      Sobre o material o mais prático eu creio que seja a madeira, ou m.d.f, ela suporta bem o peso da pedra e é prático, a menos que esteja construindo a casa do zero, aí pode até planejar as bancadas de concreto mesmo.

      Obrigada pela visita, espero ter ajudado.

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.