03 julho 2016

Como pintar móvel laminado com fórmica?

0

Se você tem aí aquele armário de cozinha em fórmica vermelha ou ainda aquele balcão de sala de jantar com formica que imita mármore já posso imaginar que esses móveis tem história, sim, na minha casa enquanto criança tinha bem esses dois itens e vendo as fotos antigas achava minha mãe super ousada com uma cozinha vermelha, nem parece que sou filha dela, incrível!!

E se você herdou um móvel desses, que é de madeira, super pesado e em bom estado e quer dar uma nova chance a ele repaginado já é possível e hoje vou dar dicas para pintar móvel laminado com fórmica. Porém antes vamos entender, o que é fórmica?

Armários de cozinha com fórmica

Fórmica é uma marca registrada e por ser o mais tradicional fabricante acabou criando a expressão "fórmica" para falar das placas laminadas de plástico fenólico, antes essas placas apenas recobriam móveis, porém agora é possível revestir paredes, forros, pisos, fachadas e outras superfícies, possuem em variedade incrível de acabamentos como amadeirados, pedras, texturizados e olha só esse projeto de Noura Van Djik, acredita que é fórmica... preciso escrever sobre isso!

Painel decorativo com fórmica

Mas voltando ao foco de como pintar móvel laminado é um processo mais demorado do que pintar um móvel de m.d.f, alias já ensinei aqui como pintar um móvel de m.d.f  o processo é bem semelhante.

Sobre as tintas:

Você pode pintar com tinta spray, tinta esmalte ou tinta epóxi, essa ultima a mais recomendada, é uma tinta plástica e impermeável muito usada para pintura de azulejo, pisos, metais e outras superfícies, algumas marcas já oferecem o produto pronto, com catalizador evitando assim que você precise fazer uma mistura de produtos. A tinta spray só é recomendada se o móvel for pequeno pois além de poder manchar o que estiver em volta ainda seu rendimento é pouco. A tinta esmalte oferece os acabamentos brilho e mate (fosco) e diluição em água ou solvente. 

1. Corrigir as imperfeições que encontrar no móvel com massa de madeira, aplique com uma espátula, retire o excesso pois ela seca muito rápido. 

2. Lixe as partes que aplicou a massa e verifique se há necessidade de repetir o processo.

3. Lixe incansavelmente até que o brilho da fórmica tenha saído por completo. Use lixas de gramaturas não muito grossas para não riscar o móvel. Vá lixando e limpando, verifique todos os cantinhos e não deixe nenhuma parte com brilho, esse é o processo mais moroso e até dolorido se você não tiver uma lixadeira.

4. Prepare para a pintura:

a) se utilizar tinta spray tenha cuidado de forrar tudo em volta pois a tinta se espalha bastante, deixe o bico do spray cerca de 30 cm longe da peça e pulverize aos poucos, deixe secar e repita o processo. Isso vale também caso esteja usando compressor, de preferência faça isso fora de casa.

b) tinta esmalte ou epóxi com rolinho, você fará a diluição de acordo com o recomendado pelo fabricante, Se for utilizar o compressor faça isso fora de casa, o compressor ajuda dar um acabamento impecável quase como laca. Se for utilizar rolinho de lã - use o específico para tinta epóxi -  encharque o rolinho e passe em toda extensão do móvel, em um único sentido, logo em seguida, passe o rolinho novamente agora quase sem tinta, apenas para fazer o nivelamento. 

c) deixe secar o tempo recomendado pelo fabricante e opte por pintar em um dia de sol, que o clima não esteja úmido, isso interfere na pintura.

d) depois de seco passe a lixa levemente apenas para desmanchar possíveis bolinhas e reaplique a tinta novamente, primeiro com rolinho bem carregado de tinta e depois quase sem nada, deixe secar o tempo recomendado pelo fabricante.

Aqui a blogueira do The Kitchnn fez a pintura do seu armário com fórmica marrom com tinta epóxi, o resultado não ficou maravilhoso!!

Como pintar móvel laminado com fórmica?


Talvez você queira aprender:



Imagens: Arrumadíssimo | Formica | The Kitchn 


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.