20 junho 2016

O que são links quebrados, como achar e corrigir o problema?

4

Tem coisa mais chata do que clicar em um link e não ir para lugar nenhum, aparecer aquela mensagem de erro ou simplesmente não aparacer nada? Não tem, é chato mesmo e sabia que isso pode estar acontecendo no seu blog e você nem sabe! As vezes linkamos em nosso artigo um post de outro blog, ou uma página de um site ou mesmo de um post nosso mais antigo mas por algum motivo essa página ou post que direcionamos foi retirada do ar, aí quando nosso leitor clica para ler o que indicamos não vai para lugar nenhum, isso é link quebrado!

O que são links quebrados, como achar e corrigir o problema?



Como saber se o seu blog possui links quebrados? 

Existem várias ferramentas que fazem essa análise, eu vou deixar aqui a que eu uso que é gratuita e bem fácil de compreender: http://www.brokenlinkcheck.com/#

1. Ao acessar essa página você deverá colocar a URL do seu site ou blog no espaço indicado e clicar em "finde broken link"
O que são links quebrados, como achar e corrigir o problema?

2. Você será direcionado a segunda tela onde deverá preencher o código de segurança e clicar em "finde broken link now" o sistema fará uma varredura completa no seu site ou blog e mostrará na lista todas páginas (urls) que apresentarem problemas. No caso abaixo como passei alguns dias colocando o blog Encantada em ordem não aparece mais nenhum link quebrado, foram analisadas 2055 página e esta tudo certinho, mas não estava, antes tinha 65 apontamentos para eu corrigir.

O que são links quebrados, como achar e corrigir o problema?

Como corrigir os links quebrados?
Na listagem irá mostrar a url do post que esta com links quebrados, você poderá clicar em src para analisar, nessa opção vai mostrar o código fonte da sua postagem e em destaque o link que esta gerando o problema. Você também pode clicar direto na url mas se houver vários links vai ser mais complicado de encontrar.


Localizando o link quebrado basta editar seu post alterando ou excluindo aquele link que não esta mais disponível e salvar seu post novamente sem alterar a data de preferencia, pronto!

É fácil de identificar e de arrumar, se tiver muitos vá com paciência, tire um tempinho do dia e vá tratando todos eles e de tempos em tempos faça uma nova varredura para ver se esta tudo bem, nunca se sabe quando alguém vai tirar uma página que indicamos do ar não é mesmo!


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

4 comentários:

  1. Oi Eli,
    Nunca tinha ouvido falar nisso, adorei o post vou fazer no meu para ver o que aparece.
    bjbj

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!
    Muito obrigada pela dica - fazendo a conferência no meu nesse momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Laiz, faz sim, eu faço pelo menos a cada dois meses e sempre aparece uma coisinha ou outra.
      Eu tenho várias ferramentas legais salvas aqui para ajudar a melhorar o blog, vou ver se consigo ir postando, ajuda a deixar o blog mais organizado.

      Bjs

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.