28 junho 2016

O que é mofo, como remover e como fazer um anti-mofo caseiro

0

Quando chega o período das chuvas o ar fica muito úmido, mesmo nos dias em que não esta chovendo é possível perceber a umidade do ar. Aqui em Curitiba o inverno carrega com ele dias bem úmidos e assim que ele chega traz junto um convidado nada agradável, o mofo. Além da aparência desagradável o mofo algumas vezes é acompanhado de odor, um cheiro forte e bem característico e ainda o mofo é um agente de muitos problemas respiratórios.

O que são mofo e bolor, como limpar e como prevenir mofo em casa


Mas afinal, o que é mofo?


Mofo ou bolor é formado por um grupo de fungo que se reproduzem por partículas vivas que flutuam no ar formando colônias de fungos, aquelas manchas verdes ou amareladas agrupadas na parede, teto ou armários. Ambientes úmidos, escuros e com pouca ventilação propiciam a proliferação. Esses fungos podem atingir também roupas, alimentos, sapatos e qualquer outra superfície que seja perfeita para sua proliferação.
Pessoas que já possuem problemas como renite, sinusite, asma e outros são os mais afetados causando ainda mais alergias

Como evitar mofo ou bolor em casa?


Deixar os ambientes bem arejados é indispensável, mesmo nos dias mais frios é preciso fazer o esforço de abrir as janelas, cortinas e deixar o ar entrar, esse é o primeiro passo para evitar mofo em casa. Favorecendo a ventilação e iluminação o fungo tem menos chances de se reproduzir ou se instalar. Mantenha aberta durante algumas horas do dia portas e gavetas de armários, roupeiros, buffet esses móveis são facilmente atingido por mofo. Evite deixar objetos empilhados como roupas e livros, uma limpeza constante evita que os fungos se instalem.


Como limpar e remover o mofo da parede e teto?


Água sanitária é um excelente e barato produto para remover o mofo de paredes e tetos, basta borrifar o produto e deixar agir por alguns minutos. Para finalizar, coloque água morna em um balde com meio copo de vinagre, uma colher de sal e meio copo de água sanitária, com ajuda de um pano limpo vá removendo as manchas das paredes e teto, enxaguando sempre o pano para evitar espalhar a mancha.


Vinagre branco misturado com água morna remove se a parede ou teto não estiver muito comprometida com o mofo. Com pano limpo aplique o produto e na sequencia vá removendo, enxaguando sempre o pano para não acumular.


Anti-mofo caseiro, como fazer?


O vinagre e um grande aliado na limpeza da casa, serve para várias aplicações, se aliado ao bicarbonato de sódio servira como um anti-mofo caseiro, barato e muito eficiente. Para fazer o anti-mofo caseiro você vai precisar de:

240 ml de vinagre de álcool branco
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 borrifador

Misture o vinagre e o bicarbonato, use uma vasilha alta pois terá um processo químico que cria bolhas e pode transbordar. Passe a mistura para um borrifador.

Depois de limpar e retirar todo mofo você aplica a solução, deixa agir por alguns minutos e passa um pano seco para remover o excesso e não deixar umidade. Deixe secar com o ambiente bem arejado, portas e janelas abertas.

Essa solução pode ser utilizada além das paredes e tetos em armários, gavetas, roupeiros e além de agir como anti-mofo ainda retira o odor característico de mofo.

Se a umidade do local for muito grande aplique a solução uma vez por mês, caso contrário, a cada 3 meses já estará evitando que o mofo retorne


Imagem: Pixabay





Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.