19 maio 2016

10 dicas para deixar o quarto mais aconchegante e acolhedor

8

Se eu ganhasse um prêmio, uma reforma relâmpago e tivesse que escolher apenas um ambiente daqui de casa para reformar inteirinho com certeza escolheria nosso quarto, já contei que reformei o quarto de hóspedes e hoje estamos dormindo nele, sim, porque ele esta bem mais acolhedor do que o nosso próprio quarto. Penso no quarto como um refúgio, um ambiente apenas do dono ou donos se for o caso e que deve ser acolhedor, aconchegante e proporcionar aquela sensação de "não importa o que acontece no mundo lá fora, aqui estou nas nuvens"!

Blog Encantada | Dicas para deixar seu quarto aconchegante nesse outono-inverno

Mas dá para ter o quarto dos sonhos com pequenas interversões, as vezes é apenas a luz que esta forte demais, o a cor da parede que brilha além do desejado ou ainda a roupa de cama que poderia ser mais atrativa... são coisas fáceis de serem alteradas, sem muito investimento e sem perder dias com reforma que vai te deixar louca e sem paciência.
Selecionei algumas dicas fáceis de por em prática para ter um quarto charmoso, acolhedor, confortável e a sua cara:

1. Cores: a questão de cor é bem pessoal, cada pessoa tem seu estilo e gostos diferenciados e nem sempre as regras de cores se aplica,  eu mesma nunca pensei em dormir em um quarto com parede preta e olha lá, estou amando, mas geralmente tons neutros são mais agradáveis para as paredes do ambiente, tons de creme, cinza ou azuis todas elas tem uma gama enorme na paleta e que trazem aquela sensação de conforto.

2. Iluminação: fuja das lâmpadas brancas ou muito claras, opte por iluminação mais amareladas, e em pontos que não fiquem focadas diretamente próximo ao rosto. A iluminação indireta é espetacular nesse caso, abajures, arandelas, fios de led... todos têm opções de formas e funcionalidades que podem se adaptar a rotina de cada pessoa, tem gente que gosta de ler antes de dormir, aquelas arandelas na cabeceira são ótimas, ou ainda, os abajures com braço articulado, vale uma pesquisa.

3. Cabeceira: por experiência própria, uma cama com cabeceira faz toda diferença, independente do modelo  escolhido, ela complementa a cama, particularmente prefiro as estofadas, revestidas com tecidos de toque macio como veludos, suedes por exemplo. Na rede tem números passo a passo de cabeceiras para fazer, muitas vezes o custo é baixo e vale cada centavinho de investimento.

5. Papel de parede: se você é das que ama papel de parede - bem vinda ao meu time - existem diversos modelos e cores lindas para complementar a decoração do seu quarto. Pode ser aplicado apenas na parede da cabeceira e já faz uma diferença enorme no resultado final. Já mostrei nesse post as opções que tenho para nosso quarto de casal.

6. Organização: sim minha gente, não dá para chegar do trabalho super cansada e se deparar com um quarto que parece ter passado pela guerra civil! Manter as coisas em ordem, cada uma em seu lugar e a cama feita é essencial, independente da decoração dele.

7. Roupa de cama: nada como deitar numa cama que parede de hotel cinco estrelas não é mesmo?! Um enxoval bem escolhido pode fazer toda diferença no sono. Peças macias de fios altos são sensacionais, edredons e cobertores quentinhos serão o diferencial para as noites frias. Particularmente prefiro os de tons neutros e pouco detalhes, eles são mais fáceis de combinar entre si, por exemplo um jogo de lençol branco com bordados ou detalhes em branco também combinam facilmente com um cobre leito, edredom ou cobertor que você já tenha em casa.

8. Almofadas e mantas: elas complementam a decoração do quarto e a arrumação da cama, além de deixar lindo ainda são uma delícia para aqueles momentos de leitura, filminho... 

9. Flores: se possível as naturais que são fantásticas e perfumadas, mas as flores permanentes também são perfeitas, hoje elas são fabricadas com melhor tecnologia e matéria prima, ficam perfeitas e passam pelas naturais com facilidade, o preço ainda é alto, mas se considerar a duração é um bom investimento e deixa o ambiente tão mais alegre.

10. Lembranças:  indispensável no meu ponto de vista, um porta retrato com foto de um momento especial, uma pequena parede com quadrinhos que tenham um significado para você ou para o casal, objetos afetivos são como uma santinha, bandejinha com copo de água. São pequenos detalhes que fazem a diferença no resultado final.

Blog Encantada | Dicas para deixar seu quarto aconchegante nesse outono-inverno

Blog Encantada | Dicas para deixar seu quarto aconchegante nesse outono-inverno

Blog Encantada | Dicas para deixar seu quarto aconchegante nesse outono-inverno

Blog Encantada | Dicas para deixar seu quarto aconchegante nesse outono-inverno

Blog Encantada | Dicas para deixar seu quarto aconchegante nesse outono-inverno

É isso amigas, aproveita que esta chegando o final de semana e analisa o que poderia deixar seu quarto mais acolhedor. Troca aquela lâmpada, coloca uma florzinha, uma luz de pisca-pisca amarela que fica super bonito... enfim, pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença no seu sono, e olha que nem estou falando da escolha do colchão... fica para um próximo post!

Imagens: Pinterest

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

8 comentários:

  1. Eli, mas essas fotos que vc escolheu estão de arrasar! A primeira encaixaria perfeitamente no meu quarto! Estou aqui sonhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São não é!
      A segunda é meu estilo, morri de amores quando encontrei esse site, preciso comprar roupa de cama urgente.Adorei todas as fotos do catálogo, uma mais linda que a outra.
      A primeira é maravilhosa, o criado mudo desgastado é um charme só.

      Excluir
  2. Estou em vias de reformar meu quarto também, salvando tudo que é imagem pra servir de inspiração. E ah, seu quarto de hóspedes é belíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reforma é um loucura não é, mas depois vale tanto a pena.
      Obrigada pela visita, pelo comentário.
      Bjs

      Eli

      Excluir
  3. O ambiente que mais de gosto de minha casa é o meu quarto. Eu reformei ele todo, investi em uma cabeceira para a cama, iluminação ambiente, papel de parede, cortinas, e valeu cada centavo gasto. Ficou muito aconchegante. Agora estou investindo em roupas de camas no estilo da segunda foto. Amo! Parabéns pelo novo layout do blog Eli. bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o quarto da gente tem que ser especial, pode não ser chique e todo cheio de coisas caras, mas tem que ser aconchegante e acilherdor sempre.
      Obrigada amore, agora que estou conseguindo ver e responder comentários, estava com probleminha no blogger, não mostrava.
      Bjs

      Excluir
  4. Boa tarde, Eli, seu post veio mesmo a calhar, estou mudando de quarto, vou para um espaço menor, para tirar do quarto tudo que é de trabalho, computador, máquina de costura, escrivaninha e cômoda, que pretendo usar para acomodar tecidos e mesa de corte, enfim aliviar o espaço em que vou dormir...
    Quero leveza, e suas dicas foram especiais, feliz mês de junho.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Maria, melhor coisa tem um quarto perfeito para o descanso, é complicado quando o trabalho vau literalmente dormir com a gente né rsrsrs.
      Bjs

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.