11 abril 2016

Biz.u humanizando o processo de contratação

2

Eu amo testes de autoconhecimento, claro que não saio fazendo todo tipo porque tem alguns na internet que vou te contar. Mas sites de recrutamento geralmente oferecem alguns testes criados e acompanhados por profissionais que ajudam a se conhecer melhor.

blog Encantada: Teste de autoconhecimento da Biz.U

Neste final de semana estava assistindo Pequenas Empresas Grandes Negócios, e vi uma reportagem sobre o site Biz.u que é uma plataforma digital com a finalidade de promover encontro entre o candidato e a empresa, mas o diferencial é que eles levam em conta além do perfil técnico do candidato x vaga disponível, também os arquétipos, tanto da empresa quanto do candidato e isso ocorre a partir de um teste com 48 questões - para candidatos - que fica disponível logo de início do cadastro.

O teste é feito na metodologia dos Cinco Fatores de Personalidade - Big Five, que é uma metodologia mais atual e respeitada pela comunidade acadêmica. 

Eu fiz o teste, com bastante atenção e toda sinceridade mesmo que a resposta se eu falasse em voz alta poderia me dar um certo constrangimento - é complicado admitir alguns pontos fracos - e fiquei muito surpresa com o resultado> Deram 3 perfis cada um com um alto grau de %, são muito EU os arquétipos que resultaram das minhas respostas.

Missão cumprida: muito resumidamente porque o texto é grande, é o perfil de pronta para entrar em campo e dar conta do recado, não importa o quão novo ou difícil é o desafio.

Detetive: metódico e pragmático por natureza, confortável tanto no papel de liderança quando no de liderado, pesquisador, meticuloso.

Mente brilhante: (me achei agora) estuda todas as possibilidades antes de tomar uma decisão, estrategista, gosta de executar projetos muito bem estruturados, de preferencia por mim mesma.

E ao final ainda colocam o tipo de arquétipo da empresa que o perfil combina, no meu caso foi a empresa Forte Apache que é tradicional, com trabalho colaborativo e estruturado.

Nesse meio tempo você vai receber e-mail da equipe sugerindo que complete o cadastro, o que me chamou a atenção é a forma como foi estruturado os textos dos emails. São mais pessoais, menos robóticos e com beijos e abraços ao final. Mesmo sabendo que trata-se de uma resposta padrão gerada por serviço já agendado é muito bacana ver essa diferença na linguagem, casa muito bem com a proposta de humanização da plataforma.

Bem, se você gosta desses testes passa lá, é divertido, não leva muito tempo e você descobre um pouquinho mais sobre você mesma (o).

Imagen: Jeppe Hein

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

2 comentários:

  1. Sabe que nunca fiz um teste de autoconhecimento?
    Gostei das qualidades dos seus 3 perfis e pensei no que vc falou quanto a sentir-se constrangida com as respostas.
    Será que eu ficaria também? rs
    só fazendo o teste não é?


    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sabe que nunca fiz um teste de autoconhecimento?
    Gostei das qualidades dos seus 3 perfis e pensei no que vc falou quanto a sentir-se constrangida com as respostas.
    Será que eu ficaria também? rs
    só fazendo o teste não é?


    bjs

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.