05 abril 2016

Porque eu ainda gosto de blogar e você bloga por que?

13

Já vou avisando que lá vem textão e que a única imagem do post é essa abaixo para não deixar o dia tão sem flores, mesmo que virtuais. Que tal, vamos conversar tem café, muitas letrinhas e quem sabe rola uma discussão, daquelas do bem!

Porque eu ainda gosto de blogar e você bloga por que?
Dias atrás eu estava um passo a passo e meu marido perguntou "por que você ainda tem o blog se ele não te traz benefício nenhum"? Na hora achei a pergunta bem estranha mas de bate pronto respondi "eu blogo porque gosto".

Mas depois a pergunta não me saiu da cabeça, é verdade, por que ainda continuo atualizando meu blog, por que dedico algumas horas semanais produzindo fotos, textos, pensando em um novo layout, enfim... por que eu ainda blogo? Precisei pensar um pouco para justificar minha resposta, como na época da escola que ao final da pergunta tinha "justifique:"

Quando em 2009 abri o extinto Casinha Encantada o intuito era pesquisar informações sobre construção de casas, buscar referencias de projetos, materiais de construção, acabamentos e trocar experiências com quem também estava construindo, foi um período ótimo pois além de encontrar tudo que eu procurava a respeito de construção ainda fiz amizades virtuais. Naquela época a dinâmica dos blogs era diferente, mais pessoal e mais próximo.
Hoje percebo que daquela época poucas blogueiras mantiveram seus blogs, seja por falta de tempo, falta de inspiração ou qualquer outro motivo. Porém, muitas estão comigo compartilhando seus dias, dicas e sua vida pelo instagram, facebook e twitter da vida, isso ficou do Casinha Encantada.

O que faz com mantenha o Encantada é que realmente gosto por blogar. Penso na quantidade de coisas que aprendi depois que passei a produzir conteúdos para o meu blog. Só para ilustrar, eu jamais tinha costurado na vida e foi acompanhando blogs de artes e costuras senti aquele desejo de aprender. Fui lá e costurei, não sou das melhores, admito, mas fiz minhas próprias capas de almofadas, guardanapos de tecido, cortinas entre várias outras coisinhas para minha casa e de quebra economizei.

Antes eu jamais reformaria um estofado, sem dinheiro ele ficaria feio mesmo, depois vendo que algumas pessoas faziam eu me desafiei e fui lá e fiz. Alias, sempre vou lembrar do post da Dani e sua capa de sofá!

Antes do blog eu fotografava quando desse e de qualquer jeito. Hoje eu sinto uma vontade incrível de fotografar melhor, não fiz curso, mas pesquiso muito em blogs de fotografia e tento melhorar minhas fotos a cada dia, sejam ela para o blog ou não.

Entendem onde quero chegar? Produzir conteúdo para o blog e consumir conteúdos de outros blogs só me trouxe benefícios. Aprendizado em diferentes áreas e auto-conhecimento, descobri que sou capaz de fazer praticamente qualquer coisa que eu realmente deseje fazer e é isso que me motiva continuar blogando.

Além de tudo isso o blog me proporciona falar de assuntos que amo e que nem sempre fazem parte do meu dia a dia ou que eu domine, como arquitetura por exemplo. Eu trabalho com TI, mudo muito de equipe, os projetos são curtos, prazos apertados e geralmente a equipe é na maioria formada por homens, ou seja, não dá para ficar de bate papo falando do décor da casa, das costuras, receitas ou algo assim. Não estou dizendo que os meninos não falam ou não possam falar sobre, é uma constatação das equipe que já trabalhei, só falam de tecnologia.

Na pergunta do meu marido ele afirmou "não te traz benefício nenhum" imagino que ele devesse estar falando de dinheiro, já que existem agora muitos blogs profissionais. Verdade, dinheiro com o blog eu não ganho mesmo, para pagar as contas eu tenho meu trabalho formal, meus projetos, cumpro minhas horas diárias e algumas vezes noturnas, recebo meu salário e algumas vezes nem recebo, já que trabalhamos em negócio próprio. Mas o blog me rendeu muitos benefícios como ilustrei acima, só vejo ganhos com ele.

Enfim, meu blog é um delicioso hobby, é um espaço meu onde eu posso ficar comigo mesma, escrever sobre o que gosto mesmo não dominando o tema, sempre deixo claro que aqui tem muito pitaco, gosto ou não gosto, não é um blog de conteúdo técnico profissional é um espaço de inspiração e coisas da vida, por isso eu ainda blogo, porque tem muitas coisas na vida que quero aprender, fazer e consumir.

E você amiga blogueira, produtora de conteúdo me conta: por que você bloga?

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

13 comentários:

  1. Seus motivos são os mesmos meus.
    Gosto de aprender, de escrever o que der na cabeça, de ler outros posts, até fazer amizades virtuais e algumas presenciais.
    Só por puro lazer..um hobby mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom não é Ana!
      Nossa eu já acompanhei tanta coisa legal das meninas nesses 7 anos, muitas casinhas construídas, casamentos, crianças nascendo, muita costurinha, pessoas virando empreendedoras, só coisa boa!
      Ótima quarta querida.

      Bjs

      Eli

      Excluir
  2. Que leitura deliciosa!
    você sabe, eu já utilizei uma dica aqui do seu blog
    a lousa na parede
    e agora fiquei de olho nos vasinhos de concreto. (mais tarde!)
    Eli, eu tb nao ganho dinheiro com o blog mas fico feliz pq ele me dá chance de escrever mais a vontade. além do que ele fica registrado como um arquivo no google mais. é de utilidade pública . Assim como aprendi várias coisas, gostaria que meu blog tb fosse aproveitado por alguém. Quando eu comecei com Faço Pinturinhas eu era bem animada. Reciclava, e postava mais artesanatos que agora. Tudo mudou. Agora meu blog é um mix de tudo muito simples. Gosto de postar sobre a natureza, tive até outro blog dedicado a ele, mas quando percebi que as amigas achavam que eu pegava as fotos do marido, magoei e cancelei o blog (burrice)
    Acontece que fotografamos juntos na inspiração. Mas fotos dele, são dele e as minhas são minhas. foi bobice eu cancelar um blog, que seria útil.

    (ai escrevi demais)
    Ando querendo me animar novamente com o blog.
    e contando com as amigas, que estao la pelo instagram a essa hora, rs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Zizi, isso que é bacana dos blogs, o conhecimento e compartilhamento.
      Eu sei como é, as vezes a gente fica meio cansada mesmo, não dá vontade de criar nenhuma arte muito menos postar, isso faz parte.
      Acho que não devemos ter obrigação com o blog, se tiver fica chato.
      Ah o insta é uma maravilha né, eu amo, tenho me policiar para não pegar o celular durante as horas de trabalho rsrs, por isso posto e visito de manha e a noite só, se não já viu né, nada de trabalho rsrs.

      Bjs

      Excluir
    2. Que legal, ver sua respota aqui! bjs obrigada

      Excluir
  3. Eli,

    Hoje temos várias redes sociais... Fica até difícil acompanhar tudo o que é lançado por aí. Mas não adianta, acho que nada é tão pessoal quanto um blog.

    Cada um tem uma cara diferente, e eu sinto como se visitasse a casa de cada blogueira. Acho uma pena estarem perdendo espaço para outras plataformas mais instantâneas e impessoais, que nem de longe conseguem oferecer o mesmo conteúdo. Pra mim podem ser complementos, só isso.

    Também não viso lucro no blog, embora sem dúvida sirva de cartão de visita do meu trabalho. Mas adoro as amizades, as coisas que a gente aprende, adoro passar o tempo vendo tanta cois bonita por aí. É um prazer, um passatempo delicioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Débora,
      É verdade, tem tanta rede social, algumas que ouço falar mas nunca vi.
      Li um artigo que a tendência é ir diminuindo esse alvoroço todo porque as pessoas estão querendo voltar as leituras com mais conteúdo.
      Eu tambem adoro, quando fui fazer uma checagem porque não recebia atualizações de alguns blogs (achei que estava com problema no blogger) fiquei chocada que quase todos que eu seguia ou não estavam atualizados a muito tempo ou já estavam fechados, uma pena!

      Bjs

      Excluir
    2. Espero que esse artigo esteja certo, Eli! Que as pessoas voltem para as coisas que têm mais conteúdo. Acho que agora o ritmo de tudo é super acelerado, né? Gosto dessa possibilidade de comentar e interagir. No Facebook e no Instagram isso é minoria... O que mais acontece são os "likes", que só exigem um clique e nada mais. É claro que é legal recebê-los, mas não tão legal quanto conversar com as pessoas e trocar experiências.
      Além disso, mal cheguei no Instagram já recebi dois convites desses de cliques falsos (aparentemente vc se cadastra e começa a receber movimento no seu feed). Sei que tem gente que cai nessa, mas Meu Deus! A pessoa vicia nesse negocio de volume e acaba esquecendo o que realmente vale a pena.

      Excluir
  4. Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
    Se desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
    Minhas cordiais saudações, e um obrigado.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei esse post! Como todos que você publica...acho que o mais gostoso é exatamente essa troca - poder compartilhar e ter um feedback!!! Tem horas que penso (em relação ao meu blog) será que não é melhor voltar a fazer um diário?! Mas e a vontade de chegar e saber que estou contribuindo...e a delícia que é ter um comentário...isso é muito prazeroso!!!
    Obrigada por manter esse seu cantinho e nos inspirar com tanta coisa legal!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, me identifiquei muito com esse post. Houve momentos que pensei em deixar o blog, em criar outra coisa ou simplesmente deixar pra lá, mas a verdade é que o blog me trouxe (e me traz) muitas coisas boa. Troca com pessoas especiais, ideias para a casa e para a vida, inspiração para as minhas embalagens. Sinto tudo isso que você falou. Encontro ideias para renovar a casa sem gastar, por exemplo, e vou aplicando por aqui. Busco inspiração para tirar melhores fotos, para compartilhar embalagens mais interessantes e ainda posso escrever sobre o que gosto e quero. Como não amar esse espaço? Bom demais!

    ResponderExcluir
  7. Eli, sou nova na arte de blogar e não faço muito bem, mas os benefícios que me trouxeram, são extraordinários, além do aprendizado contínuo.
    Assino embaixo tudo o que disse, além de te dizer que, pra mim tem sido um grande incentivo para a vida.
    A necessidade que tenho de escrever o que penso, como se fosse um diário, pra mim é muito importante, é o registro das minhas lutas, conquistas e alegrias, é para mostrar que, se eu consegui, nesta idade, recomeçar... todas as mulheres têm chance de mudar e agradeço, de coração, pessoas como você, que nos acolhem com tanta gentileza.
    Gratidão, Eli!
    Feliz domingo, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou professora, pioneira no uso de blogs educacionais, desde 2005. Já ganhei prêmios nacionais e internacionais com projetos que realizei com alunos através de blogs e também tenho uma coleção deles para assuntos mais pessoais, acadêmicos. Reúno todos eles no meu blog mãe. Escrevi um post parecido com o teu( http://blogosferamarli.blogspot.com.br/2016/02/blog-x-rede-social.html ) e também sou uma incentivadora do uso dos blogs e torço para que as pessoas voltem a valorizar esses espaços mais pessoais. Achei teu blog por acaso, procurando material para um curso de blog que iniciarei amanhã. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.