21 março 2016

Dicas para você elaborar um currículo atrativo

0

Segunda-feira aqui no blog você já sabe, é dia de falar em Carreira e dando sequencia as postagem sobre busca de uma nova oportunidade hoje vamos falar sobre a elaboração de um currículo, ou melhor, dicas para você montar um excelente currículo que seja atrativo aos olhos do recrutador.


O currículo é a porta de entrada do candidato ao mercado de trabalho, é ele quem faz o papel de apresentar suas pretensões e conhecimentos à empresa que esta disponibilizando a vaga. Para isso, ele precisa ser objetivo, ter uma estrutura limpa e bem organizada pois ele tem que se destacar dentre os inúmeros outros currículos que o recrutador tem em sua mesa, ou seu computador.

Os itens que não podem faltar de forma nenhuma no seu currículo são:

Dados pessoais: nome completo, idade, estado civil, telefone e e-mail, estas informações devem estar no início do documento. Não coloque número de documentos pessoais, religião, time de futebol, etc...

Objetivo: o que você deseja, qual o cargo que deseja ocupar na empresa. Deve ser descrito em apenas uma linha e evite colocar mais de um objetivo, manter o foco é a melhor opção.

Resumo profissional: em poucas palavras coloque informações que resumem que profissional você é, por exemplo:

"Carreira desenvolvida na área de ipsum loren com experiência nas definições de ipsum loren, forte análise de ipsum loren..."

Formação acadêmica: deve ser listada a partir da formação de maior importância (pós graduação, graduação...) coloque data de início e término e o nome da instituição.

Experiência profissional: aqui você descreverá as empresas em que trabalhou, o cargo e o período, além de uma lista com as principais atividades e principais realizações durante o período que atuou.Escrever em forma de tópicos (itens) facilita a leitura do recrutador.

Conhecimentos: idiomas, informática e todos os outros conhecimentos específicos que você possui, de relevância aos conhecimentos que estão diretamente relacionados ao cargo pretendido.

Além dessas informações que são imprescindíveis, você precisa estar atento a outros quesitos bastante importante, abaixo listo 10 dicas fazer o currículo perfeito.

1. O currículo deve ter entre uma ou duas páginas apenas, lembre-se que o leitor não terá tempo para dispor em documentos com maiores quantidades de página, foque nos pontos principais principalmente na lista de atividades realizadas, deixe os detalhamentos para a entrevista pessoal.

2. Use fontes de fácil leitura como arial, calibri, times ou verdana. Evite misturar tipos de fontes, pode-se variar o tamanho dando um destaque para os títulos.

3. Não envie fotos anexadas ao currículo, exceto se for um pedido na descrição da vaga. Neste caso, opte por fotos profissionais, de preferencia com fundo branco. Vale investir em uma produção profissional e fazer uma 3x4, que claro, não precisa ter cara de RG.

4. Em hipótese nenhuma mentir em seu currículo, colocar informações falsas ou altera-las como no caso de conhecimento em línguas por exemplo pode te prejudicar ao invés de beneficiar, imagina você chegando lá com conhecimento básico em Alemão e a entrevista ser no idioma! Isso vale para qualquer outra informação do currículo, seja verdadeiro.

5. Revise, revise, revise! Cuidados com erros de português (ou no idioma que estiver escrevendo), revise também a padronização, alinhamento, espaçamentos e todas outras informações de conteúdo e layout.

6. Colocar ou não o ultimo salário. Esta é uma questão com com lados, ao mesmo tempo que facilita a empresa prever suas pretensões pode excluir você de uma concorrência caso o salário oferecido pela vaga seja inferior ao seu ultimo, não é um item obrigatório no currículo, apenas se a empresa pedir suas pretensões.

7. Escreva suas experiências fora do trabalho. Se houver espaço dentro daquela limitação de no máximo duas folhas, é importante destacar projetos voluntários, programas de estágio, intercâmbios. Esta é uma boa estratégia para jovem em início de carreira em que o campo "Experiencia profissional" ainda não tem tantas informações.

8. Utilize números. Números são resultados e todos gostam de resultados, utilize-se deles para colocar seus resultados profissionais, registrar metas alcançadas ou a quantidade de atividades realizadas num determinado período por exemplo.

9. Não precisa escrever Currículo Vitae no topo do documento, durante um bom tempo isso foi bem usual, não precisa mais, o documento fala por si só.

10. Simplicidade é o melhor caminho. Currículos imensos, repletos de palavras difíceis ou termos técnicos não ajudam tanto quanto parece. Uma linguagem mais simples, destaque nos pontos fortes da sua carreira e objetividade são bem mais atrativos para quem esta lendo.

O site Catho disponibiliza para baixar gratuitamente em word inúmeros modelos de currículos de acordo com cada área de atuação, basta baixar a substituir as informações pelas suas pessoais.

Se você perdeu os primeiros posts da série, acompanhe aqui:
Boa sorte, semana que vem tem tudo sobre "Entrevista de emprego".

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.