28 março 2016

Dicas para você se destacar na entrevista de emprego

1

Se o seu currículo se destacou entre muitos que o recrutador tinha sobre a mesa e ele te convidou para uma entrevista de emprego sua chance de conquistar uma nova posição esta cada vez mais perto de chegar. É na entrevista de emprego que ele vai conferir se tudo aquilo que estava no currículo é mesmo verdade. Nem sempre o recrutador que avaliou seu currículo é a pessoa que irá te entrevistar, em muitas empresas a entrevista fica a cargo do potencial gestor, qual tem o foco mais direcionado ao cargo.

Dicas para você se destacar na entrevista de emprego

A entrevista pessoal é grande oportunidade de você vender ao entrevistador todas habilidades, potenciais e benefícios que poderá ofertar a empresa. Lembre-se que antes mesmo de chegar ao local você já esta sendo avaliado, nem é preciso dizer que precisa ser pontual, usar roupas adequadas e ter uma cópia impressa do ser currículo.

Abaixo, listei 5 dicas que ajudarão você fazer bonito na entrevista.

1. Pesquise sobre a empresa, você precisa saber quem é ela, segmento, principais produtos e outras infirmações para poder dialogar com o entrevistador. A entrevista não é um jogo de pingue-pongue onde ele pergunta e você responde rápido e seco. Você precisa interagir com o entrevistador, demonstrar em suas respostas que teve interesse em saber da empresa, assim, saberá como poderá ser útil no cargo em questão.

2. Prepare sua memória, liste os maiores feitos em sua carreira, os principais números conquistados (já falamos disso na elaboração do currículo), seus maiores desafios e como superou cada um deles.

3. Feche suas frases com chave de ouro. Cada vez que estiver relatando um fato, uma realização feche sempre com algo positivo, por exemplo:

"Ao concluir o projeto xpto que teve um aumento na arrecadação xpto fui promovido ao cargo de..."

4. Faça perguntas, o recrutador abrirá espaço para você fazer alguma pergunta, aproveite esse espaço mas com cuidado, só vale perguntas pertinentes. Pergunte algo sobre um setor ou segmento, sempre iniciando com algo que você já sabe sobre a empresa, demonstrando que você pesquisou pesquisou sobre a empresa.

5. Prepare-se para as perguntas padrão. Sim, elas são comuns e necessárias em todas as entrevistas, cada entrevistador tem sua metodologia e ordem, e estar preparado para as perguntas mais corriqueiras é indispensável, entre elas:

  • Fale sobre você?
  • Quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo?
  • Como você lida com pressão no trabalho?
  • Por que devemos te contratar?
  • Quais são seus pontos fortes?
  • E seus pontos fracos?

Para ajudar você com as perguntas mais comuns em entrevista de emprego, compilei as 55 mais listadas em sites de recolocação profissional, para baixar clique AQUI.

Se você perdeu os outros artigos da série acompanhe use s links abaixo:

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Um comentário:

  1. oi Eli,

    Muito bacana vc passar este tipo de informação,
    pois tem muita gente nova precisando deste conhecimento.

    Vim agradecer o comentario deixado hj no blog.
    Super generoso teu recado, obrigada querida!
    E realmente não estou com pressa e quero colocar mesmo
    peças que valorizem a decoração e que tenham a minha cara.
    Não adianta comprar qualquer coisa apenas pra preencher os espaços!
    ainda tenho que dar jeito na fiação da internet que não ficou como era pra ser por culpa da construtora que fez uma porcaria do projeto aqui no ape!

    bjus, ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.