29 fevereiro 2016

Dicas para quem esta procurando recolocação profissional em 2016

4

O ano que passou não foi fácil para ninguém, empresários, profissionais liberais, micro-empreendedores e muito menos para quem é empregado, foi complicado para todo mundo. Muitas empresas demitiram, várias reduziram o quadro ao mínimo possível e diversas fecharam, inclusive aqui no Paraná a rede Walmart fechou diversas de suas lojas, imagine a situação! 

Dicas e sites para quem esta procurando recolocação profissional em 2016
Mas ainda assim existem uma perspectiva, segundo uma matéria do JH esse ano as áreas de saúde, tecnologia, vendas, agronegócio, seguros e setor financeiro são as áreas que mais irão contratar, claro que com tanta oferta de mão de obra as empresas estão tendo mais e melhores opções e o profissional que mais bem qualificado estiver é o que poderá ter sua contratação realizada, então, mesmo em tempos de crise o ideal é que você esteja se reciclando sempre que possível, qualificação é um diferencial.

Marcelo Albrileri presidente e fundador do site Curriculum destaca algumas dicas para que perdeu o emprego e quer se recolocar no mercado de trabalho.

1. Não se desespere: parece estranho afinal é um impacto grande quando ocorre a perda de rendimentos, mas para Albrileri mesmo estando em crise o país conta com empresários sempre em busca de novos talentos, então, manter a calma é o ponta pé inicial para um bom planejamento de recolocação.

2. Organizar a rotina: melhor coisa é continuar levantando cedinho e organizando a agenda do dia. Procurar um novo emprego deve ser encarado também é um trabalho e requer muita dedicação, atividades como elaboração do curriculum, cadastramento em sites de emprego, contato com rede de relacionamento, preparação para entrevistas, tudo isso deve ser feito com cuidado e atenção, então, dedicar algumas hora do dia a elas é indispensável, e como num trabalho, ter este momento específico para a atividade.

3. Planeje as despesas: o ideal é que este planejamento faça parte da rotina da vida da família, assim, nos casos de perda de renda você terá uma reserva técnica para o período, além do seguro desemprego se for o caso. Mas caso essa reserva técnica não exista é indispensável ir para uma planilha e anotar todos os gastos e fazer as previsões futuras, tudo que for desnecessário deve ser cortado "quanto mais fôlego financeiro tiver, maior será sua tranquilidade para este período". Considere uma fonte de renda alternativa para este período, aliás, é quase cultural no Brasil que novos empreendedores surjam no momento de desemprego.

4. Prepare um bom curriculum: ele continua sendo o primeiro contato entre o recrutador e você, nele você deve destacar seus pontos fortes, os resultados obtidos em sua carreira, sua formação e atualizações, tente restringir em no máximo duas páginas e claro, nunca e em hipótese nenhuma minta qualquer coisa da sua vida profissional.

5. Prepare-se para as entrevistas: a entrevista é o segundo maior passo então prepare-se para ela, além das respostas aos questionamentos baseados no seu curriculum com certeza terão perguntas sobre pontos fracos, por que saiu da ultima empresa, quais foram seus maiores resultados na empresa anterior, como você se imagina daqui a x anos, estas perguntas constantemente aparecem nas entrevistas. Pesquise sobre a empresa que esta se candidatando, demonstre interesse e conhecimento sobre ela. Veja aqui as 50 perguntas mais realizadas em entrevistas de emprego.

6. Ative seu networking: o networking é um grande aliado na recolocação profissional, mantenha contato com colegas, participe de grupos e fórum de discussões, demonstre-se aberto as novas oportunidades. 

7. Busque informações e atualizações sobre sua área: qualificação, ela não vem apenas de cursos pagos que você pode fazer, vem de leitura de livros e revistas especializadas na sua área, discussão em grupos e fóruns, palestras, cursos gratuitos na internet, ou seja, esteja antenado com o que tem de novo na área que deseja atuar "toda informação sobre sua área de interesse é valiosa..." diz Albrileri.

8. Seja flexível: negociar remuneração é um dos pontos que vem depois da entrevista, ou, em algumas empresas contratantes até mesmo antes, hoje não é incomum as empresas de recrutamento ligar para o candidato antes mesmo da entrevista e perguntar qual a pretensão salarial, alinhando assim se o oferecido esta dentro da expectativa do candidato. Caso o valor oferecido seja abaixo do pretendido pelo candidato, ele deve avaliar e considerar quanto tempo para as possíveis promoções e reajustes, vale lembrar que bônus e benefícios também contabilizam na remuneração, avalie e decida. Dependendo de quanto tempo esta desempregado cogite aceitar, segundo Albrileri é melhor aceitar e depois voltar para a casa número 1, ou seja, começar sua busca novamente, porém sem a angustia de não tem nenhuma renda.

9. Cadastre seu currículo em sites de emprego: hoje não é mais preciso gastar sola de sapato atras de um novo emprego, a internet favoreceu muito esta etapa na busca de recolocação, tanto as empresas oferecem em suas páginas a opção "trabalhe conosco", quanto as agências de emprego também ofertar e coletam currículos pela internet, além de sites especializados em cadastramento, oferta de bagas e candidatura de empregos. Para que esse  post não fique muito extenso, posteriormente vou listar os maiores sites de emprego no Brasil para quem esta buscando uma recolocação e para quem quer mudar de emprego nesse novo ano!
Foto: Kaboompics

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

4 comentários:

  1. Nossa...muito obrigada pelas dicas,estamos mesmo precisando de pessoas como vocr que demonstre-nos o desejo de ajudar o País em suas condições do momento,amei as dicas,fiarei esperando ansiosamente pelas dicas de sites,para que eu possa colocar em prática imediatamente
    Muito obrigada mesmoooo...
    Até logo,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, hoje publiquei a lista de sites e disponibilizei um arquivo em excel para controlar os cadastros.
      Boa sorte e sucesso para você!
      Bj

      Excluir
  2. Ótimas dicas, afinal muitos de nós já passaram e passam por essa situação.
    Obrigada pelo carinho lá na caverna. Espero sim, que em março esteja conosco. Será uma grande alegria!
    Abração esmagador e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua dicas, muita boa Parabéns !!!
    http://nossoapnossosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.