13 novembro 2015

Reforma da mesa do escritório, como fazer?

7

Finalmente criei coragem e vou reformar a mesa de escritório que comprei em um site de classificados por apenas cinquenta dinheiros. Ela merecia um trabalho profissional, quem sabe uma laca e tudo mais, entretanto em tempos de crise resolvi seguir a bravura indomada de Vera Moraes - já viu o post da mega reforma que ela fez nos moveis quarto? - e colocar a mão na massa, nesse caso, na massa de madeira, na lixa e na tinta.

No geral ela esta boa, bem manchada de água e canetas e precisa de atualização na cor e puxadores. Bastante danificada esta a chapa que faz o fundo da mesa, é de compensado e esta todo "mastigado" na falta de um termo melhor para descrever.

Já sei que a cor será branca, não tenho como fugir disso ou não seria eu. Meu marido vai levar as "perninhas" para cromar em um lugar que ele costuma levar as peças da moto - cada um com seus "faça você mesmo" aqui em casa. Um tampo de vidro eu já tenho, para evitar que a tinta risque ou algo assim.

Então vamos aos problemas, as dúvidas:
Apesar de amar as gavetas e elas serem super uteis eu vivo com as pernas roxas de tanto bater nelas, o espeço central apertado demais, comecei a desmontar a mesa e para minha surpresa e alegria a mesa é 100% parafusada, nada é colado então consegui remover tudo, dos gaveteiros laterais até a chapa que faz o fundo, as perninhas e barras laterais, ela era assim:

Ideias para reformar uma mesa antiga

E já que consegui desmontar tudo porque não pensar e usar a mesa de forma diferente, pensei que eu poderia deixar os gaveteiros apenas em uma lateral da mesa colocando-os um sobre o outro. Depois precisaria de um fundo para eles já que o fundo era aquela chapa de compensado, mas isso não é difícil de resolver, então, basicamente ele ficaria assim:


Mas depois que retirei os gaveteiros me deu uma vontade de ter mais espaço livre e deixar a mesa somente com os apoios cromados e transformar os gaveteiros em uma peça única com rodinha que eu poderia deixar em qualquer cantinho do escritório. Para isso, precisarei pensar - me ajuda aí gente - em uma forma de dar sustentação, acho que precisa de uma madeira ou barra na horizontal porque ela fica solta se não colocar nada.


Bem, o que vocês acham. Deixo como era o original apenas faço as pinturas, mudo deixando o gaveteiro em um único lado ou deixo só a mesa e crio um gaveteiro a parte.
Amanhã eu parto para as lixas e tintas, disposição eu tenho, por enquanto ;)



Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

7 comentários:

  1. A mesa sem nada e o futuro gaveteiro com rodinhas é uma ótima ideia. PORÉM, a mesa precisa de estabilidade. Qualquer sustentação que vc colocar vai interferir no visual. Então, fico com a opção de deixar o gaveteiro de uma lado só. A menso que vc colocasse um vidro transparente em metade do fundo dela, ou seja, um pedaço de vidro logo abaixo do tampo e preso nas duas pernas, tipo esse só que de vidro transparente. O vidro transparente garante a estabilidade e não polui -http://www.multiofficemoveis.com.br/image/cache/data/Express/mesa_retangular_15mm__15671_zoom-2500x2500.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verinha, vou usar ela sem nada mesmo, encomendei uma barrinha (ou regua) de madeira mesmo, como já tem em uma lateral.
      Agora o que esta me deixando de cabelo em pé é que não fica branco, passei fundo selador + 3 camadas de tinta e nada, puxa para o amarelo, mancha. Acho que vou ter que escurecer a mesa rsrsrs.
      Bj querida, obrigada.

      Excluir
  2. Achei que a mesa, sem os gaveteiros, ficou linda! Parece até uma peça de design. Você pode usar o gaveteiro solto, eventualmente até embaixo da mesa. Gaveteiros são indispensáveis em home office! Agora, quanto à sustentação da mesa, não entendo nada amiga... rs. De qualquer forma, tenho certeza que vc deixará linda essa mesa! bjs. Giovana Pavani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, escolji fazer assim mesmo.
      Meu problema esta com a cor, branco não vai rolar, esta ficando amarelado... chorando aqui kkk.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Eli, adorei a ideia da reforma da mesa. Dê uma olhadinha na mesa do home office no blog www.coresdacasa.com.br . Tampo de vidro e pernas cromadas, achei bonita, diferente e lembrei que vc estava pedindo sugestões. Vale dar uma olhada, quem sabe te inspira, né?
    bj
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Oii....gostei dela sem gaveta nenhuma!! Eu colaria uma barra na horizontal, como a que já tem ali. De repente cromada mesmo! Ou faria as pernas no formato U (Algo parecido com essa aqui. https://www.meumoveldemadeira.com.br/fotos-moveis/escrivaninha-160-duna-branco-laqueado-1_big.jpg), a barra ficaria encostando no chão (se é que você vai entender essa explicação...kkk). Quanto aos gaveteiros, faria como você falou mesmo, eles a parte, colocaria rodinhas, pintaria, e colocaria uns puxadores bem estilosos! Seria um item decorativo, que pode ficar debaixo da mesa ou não.
    Boa sorte, com certeza ficará ótimo!!
    Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri,
      Optei deixar sem nada mesmo, encomendamos uma barra estrita (parecida com que já tinha), estamos pensando em colocar na mesma altura que já tem a outra.
      Mas menina, acho que o branquinho não vai rolar. Lixei feito luca, passei fundo preparador selador e duas camadas de tinta, e o que acontece? Esta ficando amarelado, vem algo de dentro da mesa que mancha tudo rsrs, agora n'ao sei se vou de cinza ou se vou ter que escurecer mesmo.
      Vontade de chorar kkk.
      BJs

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.