05 novembro 2015

Lava-louças, vale mesmo a pena?

6

Ano passado minha amiga fiel de casa, aquela que facilitava muito minha vida e deixava a cozinha sempre organizada faleceu, depois de anos de prestação de serviços ela não resistiu e como já era bem idosa não tinha mais peças de reposição, foi para o céu das máquinas de lavar louças. Desde então a louça aqui em casa tem sido lavada pelo método tradicional, ou seja, barriguinha na pia mesmo e desde essa mesma época este post esta parado nos meus rascunhos, até que uma leitora me perguntou se eu tinha feito o tal post, pois bem, aqui vai ele.



Máquina de lavar-louças vale o investimento ou é ilusão?
Na minha opinião vale, e muito! Nosso tempo é curto, cada dia temos mais atividades extras e facilitar a vida sempre vale a pena. Já disse em outros posts que o que puder ajudar na rotina facilitando a vida eu estou dentro, sempre!
Além do seu tempo existe a economia de água que bem maior que o gasto quando a louça é lavada na pia de maneira manual. Claro, tem o gasto da energia mas veja, se usar toda capacidade da máquina, ou seja, enche-la adequadamente você pode ligar apenas uma vez ao dia e o consumo será único para toda louça do dia.
Aqui em casa eu tinha uma de 8 serviços, considero o tamanho ideal para casal ou família pequena, a - de 6 serviços é pequenina demais - , durante o dia a louça ia para a máquina e somente a noite depois do jantar que eu ligava. Uma opção para reduzir o consumo de energia é não usar  modo "secar" algumas máquinas tem esta opção na programação.

Mas lava panelas?
Lava sim. Algumas máquinas têm programas específicos para elas, com níveis de sujeira e etc, claro que ao colocar uma panela você ocupa mais espaço dentro da máquina então não caberão os 8 itens de cada (8 copos, 8 xícaras, 8 pratos)... Além das panelas você pode lavar todas as outras louças, é só selecionar o programa específico. 

E limpa mesmo?
E muito! As minhas saiam limpíssimas e higienizadas devido a água quente, imagino então que ficavam bem mais limpas do que as louças que tenho lavado ultimamente, não que eu seja porquinha, nada disso, mas não passo uma água fervendo a "trocentos" graus na hora do enxague final.

E o espaço, como fazer?
Existem dois tipos de lava-louças, as lava-louças de embutir que são ideais para quem esta planejando a cozinha, assim, ainda no projeto você define onde será instalada visando ocupar o menor espaço possível e ficando bem a mão. 

Lava-louças de embutir.

A lava-louças de piso que claro, você pode planejar um espaço para que ele fique "embutida" entre os armários, mas ela estará apoiada no chão. Estas geralmente são as maiores de 10 ou mais serviços, ideal para famílias grandes.

Modelo lava-louças de piso

E a lava-loucas de mesa, aqui eu considero ela dentro da categoria "de piso" porque ela é apoioada, ou seja, você apoia ela sobre um balcão ou um espaço que tenha livre, com os devidos encanamentos preparados.

Modelo lava-louças de mesa

Para todas elas é preciso planejar os pontos de água e de energia elétrica, alguns modelos de máquinas são oferecidos apenas em 220v então ao escolher já vai organizando esta questão.

E quanto aos valores?
A variedade de máquinas, modelos, funções, acabamentos é enorme, você encontra máquinas a partir de R$ 900,00 até valores astronômicos, sempre que funções são agregadas, acabamentos mais modernos e outras novidades são incluídas os preços também aumentam. O site Buscapé fez um comparativo interessante no qual estou me baseando para comprar a minha, para ver clica aqui.

No meu caso preciso que a lava-louças seja de piso ou mesa para que se encaixe no espaço que já tenho na cozinha,  deverá ser de 8 serviços tamanho igual a minha antiga que era ótima, Inóx e preferencialmente com frente espelhada para combinar com os forno e microondas que já possuem este acabamento. Quanto marca estou pesquisando, meu forno é Brastemp e o microondas é da Electrolux, eles acabaram não tendo a mesma marca porque no momento da compra que foram em ocasiões separadas cada um deles ofereceu algo que gostei mais do que o outro, mas admito, não sou aficionada nesta questão, pesquiso analiso o custo beneficio, se esta dentro do orçamento, se tem o acabamento que "orne" com os demais e pronto, assim que escolho. 

Mas minha resposta sobre a pergunta se vale a pena, sim, é um investimento em tempo livre para fazer outras coisas bacanas que não ficar lavando louças.


                 

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

6 comentários:

  1. Oi Ely !

    Sempre considerei a lava louças um luxo, nunca imaginei ter uma, sei lá o porquê, mas hoje em dia eu me pego pensando às vezes, que bem gostaria de ter uma. E princialmente por uma das coisas que você comentou economia e limpeza perfeita. Aqui dividimos os trabalho, às vezes eu lavo, às vezes o namorado, mas ando percebendo que "o meu máquina de lavar" anda deixando a desejar e eu acabo lavando algumas coisas duas vezes! Só não penso em ter uma lava louças agora porque não deixei nenhum ponto preparado, mas, quem sabe no próximo apê?

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re,

      Sabe que um dia pensei isso também, até uma amiga estava indo embora do Brasil e vendendo tudo, me ofereceu a máquina da Brastempo por uma bagatela, comprei e depois disso não considerei mais um luxo e sim uma necessidade porque de verdade, ajuda muito mesmo.
      Sim, um dia se tiver vontade compre vai ver como agiliza a vida.

      Bjs

      Eli

      Excluir
  2. Oi Eli!
    Estou 8 anos casada e nunca senti necessidade de uma, até mesmo porque somos apenas 2 e nem sempre cozinho... mesmo assim deixei espaço na minha nova cozinha para colocar uma quando eu quiser!! rsrs... já minha mãe tem uma e usou pouquíssimas vezes, e agora está lá parada na cozinha.
    Espero sua visita lá no meu blog para tomar um cafezinho com biscoitos comigo, rsrs
    Fica com Deus... Beijão

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, Eli! Ajudou-me bastante!! Irei comprar a de 8 serviços, acho que atenderá bem a minhas necessidades, louça de 1 casal e eventuais visitas, e minha cozinha que é bem pequena.
    Obrigada!!!
    Beijos,
    Kelly

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma e gosto muito me ajuda mesmo. Toda pessoa têm que ter uma lava
    louça.

    ResponderExcluir
  5. Tema uma Consul Facilite é ótima.

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.