08 novembro 2015

Arquitetura plana e integrada em residencia em Juiz de Fora - MG

0

Quando encontrei a foto da fachada desta cassa térrea tive enorme curiosidade para conhecer o projeto, a princípio achei que fosse blocos de contêineres mas descobri que é uma construção convencional, mas não menos interessante. O casal de proprietários cansados da antiga morada que era compartimentada e com pavimentos desejavam uma casa ampla, sem escadas, com ambientes integrados, área de lazer com visibilidade para todos os ambientes. Foi assim que os arquitetos Frederico e Guilherme da Skylab puderam chegar neste projeto maravilhoso onde os ambientes e os elementos naturais se misturam a todo momento.

Em um condomínio fechado, o terreno de 28 x 44 deixaria a construção muito próxima da rua perdendo assim um pouco da privacidade, para resolver os arquitetos planejaram a fachada quase totalmente fechada, cercada pelos brises e com o mosaico de pedra portuguesa. Os brises isolam um pouco da visibilidade mas mesmo assim deixam passar a claridade necessária no interior da casa. Outro desafio estava em ocultar a caixa de água, em construções sem telhados é quase impossível que ela fique na altura necessária para dar boa pressão e que assuma uma estética coerente com o projeto. Neste caso, os arquitetos optaram por criar um volume lateral e revesti-lo com mo mesmo mosaico de pedra, criando assim um detalhe que compõe a estética da casa e que no caso, esta "escondida" pela árvore na foto abaixo.

Casa-térrea-moderna-ambientes-integrados-ampla-arejada-arquitetura-moderna (1)

Para criar este efeito chanfrado nas paredes, os arquitetos projetaram duas paredes de 15 cm cada uma e entre elas um espaço de 20 cm, no encontro com a laje os materiais foram trabalhados de forma que criassem esse chanfro, tirando o aspecto de "caixa" da residencia.
A planta em L favorece que todos os ambientes se voltem para o jardim e área de lazer, a área social ficou no primeiro bloco e os quartos no bloco lateral. 

Casa-térrea-moderna-ambientes-integrados-ampla-arejada-arquitetura-moderna (2)

A cozinha têm quatro painéis de 1,50 m largura que se abrem integrando a cozinha ao jardim, as janelas que contornam a cozinha dão para a fachada e para a lateral da casa, por este motivo os brises são visíveis de dentro para fora.

Casa-térrea-moderna-ambientes-integrados-ampla-arejada-arquitetura-moderna (3)

Casa-térrea-moderna-ambientes-integrados-ampla-arejada-arquitetura-moderna (4)

Casa-térrea-moderna-ambientes-integrados-ampla-arejada-arquitetura-moderna (5)

Casa-térrea-moderna-ambientes-integrados-ampla-arejada-arquitetura-moderna - planta baixa
Eu fiquei maravilhada com este projeto, uma casa plana que ao mesmo tempo integra os ambientes também favorece as áreas privativas, acho que já comentei antes, mas se construir novamente, uma casa térrea já esta nos meus planos.

Fonte: Casa Abril

Clique em Arquitetura & Construção para ver outros posts da série.


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.