28 novembro 2015

DIY: Antes e depois reforma de mesa com papel contact madeira

8

Finalmente finalizei a reforma da mesa do escritório, mas não saiu como planejado e nem mesmo a mesa ficou comigo, tudo mudou pelo caminho!
Eu havia dito que queria reforçar a cromagem das pernas da mesa e pinta-la de branco, além de remover os gaveteiros laterais para deixar a mesa mais leve - somente esta etapa ficou correta -, ocorre que, no decorrer da reforma me deparei com um problema na pintura e o branco não ficou bem acabado, a partir daí mudei tudo.

Mesmo passando fundo preparador de madeira a pintura não ficou legal, a tinta esmalte amarelava a todo momento. Percebi que não ia conseguir a mesa branquinha como planejado, então, revolvi aplicar papel adesivo. Na loja não tinha nenhum modelo que eu gostasse, acabei repetindo o tom de madeira de demolição que usei no criado mudo que mostrei aqui.

Com a mudança no acabamento, optei pintar as pernas da mesa com tinta spray preto fosco que combinou bem com o tom do papel, no final, achei que a mesa ficou super masculina e cedi para o home office do meu marido que usava uma mesinha quase infantil de tão pequena coitado (rs).

Antes e depois reforma de mesa com papel contact madeira

Antes e depois reforma de mesa com papel contact madeira

Antes e depois reforma de mesa com papel contact madeira

Fiz alguns testes de como iria monta-la, mostrei neste post aqui que vocês me ajudaram a decidir, optei por deixar ela bem simples, apenas as pernas e o tampo. O problema da sustentação resolvi colocando uma madeirinha interligando as pernas da mesa, como dá para ver na primeira foto do post, parece cinza mas deve ser a luz.


a. Desmontei inteira, ela é toda parafusada, nada de cola isso facilitou bastante o trabalho. Retirei a madeira que faz a "parede" de fundos da mesa, os gaveteiros, as pernas e esta madeirinha que aparece entre o tampo e os gaveteiros, foi tudo bem fácil de desmontar e desmontado ficou bem fácil de fazer as pinturas.

b. Compramos a madeirinha lateral que estava faltando e uma nova com 1.40 de comprimento para as sustentações, lixei e pintei;

c. Lixei com lixa 120 as quatro pernas da mesa, limpei com pano úmido e depois pintei com tinta spray e deixei secando. Usei tinta spray para metal, foram duas demãos para um acabamento legal. Como elas estava separadas, apenas forrei meu muro com um plástico e pendurei cada um das pernas em um gancho para vaso de flores que tenho lá, assim a pintura ficou bem uniforme.

Antes e depois reforma de mesa com papel contact madeira

O passo a passo foi bem chatinho na verdade, como o tampo tinha várias imperfeições eu teria que arrumar, seja para tinta ou adesivo o ideal é que a base esteja bem lisa. Até o passo 4 eu ainda não sabia que não daria certo a pintura, como foi ficando amarelada nem fotografei, mas em linhas gerais:

1. Passei massa de madeira em todos os defeitos que encontrei nas laterais e na parte de cima;
2. Depois do tempo de secagem recomendado pelo fabricante comecei a lixar, não tenho lixadeira mas meu marido improvisou a furadeira com este disco e deu certo, apenas para a finalização que lixei com a mão para ter um acabamento melhor;
3. Passei novamente massa de madeira onde precisava ser melhor acabado, deixei secar e lixei novamente até que ficasse bem lisinho.
4. Aqui no passo quatro na verdade comecei a aplicar o fundo preparador de madeira, até então não sabia que não daria certo. Apliquei umas duas vezes lixando entre elas, depois entrei com o esmalte branco, mas não ficou nada bom, amarelado bem marcado, então, fiz uma pausa pro café e fui comprar papel adesivo para a nova estratégia;
5. Medimos a mesa e marcamos onde precisaria o recorte. Passei uma esponja úmida e com detergente em todo tampo da mesa, assim facilita o adesivo deslizar e começamos a colar;
6. Sempre passando uma espátula ou paninho para deixar lisinho, usei um paninho dessa vez.

Antes e depois reforma de mesa com papel contact madeira

Depois montamos tudo outra vez, reforçamos com parafusos os suportes - aquelas madeirinhas - e por ultimo colocamos o vidro por cima para proteger, o vidro é um reaproveitamento, ele é 2 cm menos na largura da mesa, ou seja, a mesa tem 67 cm de largura e ele 65 cm, mas tudo bem, em tempos de crise tem que reaproveitar.

No final de tudo, meu marido ficou super feliz com a mesa nova dele, eu tenho que dar uma reformada básica nos gaveteiros que sobraram que já estão no home office dele e eu, bem, eu fiquei com a mesinha micro que precisa ser reformada, ou seja, me lasquei (rs).


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

8 comentários:

  1. Eli, eu ja tinha me apaixonado por este conact madeira nos criados mudos e agora na mesa ficou incrível. Seu trabalho valeu muito, vc sempre cm muto bom gosto pra fazer suas reformas, parabéns!!
    O marido deve ter ficado bem feliz mesmo com a mesa nova! Ainda ontem vi contact num papelaria do meu bairro mas não eram muito bonitos.
    Tenho certza que vc vai deixar a antiga mesinha dele um arraso também.
    Obrigada pela visita ao meu lavabo!!

    bjão
    ana

    ResponderExcluir
  2. Eli, o resultado ficou muito bom! Os planos mudaram completamente, mas acho que isso faz parte do DIY... a gente tem que se preparar para os imprevistos, não é?
    Pra mim as coisas às vezes dão super certo, às vezes complicam (e muito), às vezes dá vontade de largar tudo e arranjar outra coisa para fazer. Mas a escrivaninha ficou muito bonita e o trabalhão valeu a pena!

    ResponderExcluir
  3. Preciso reformar uma mas me falta coragem ...aguardando as ferias . Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa ficou muito bom o resultado!! Ficou bem masculina mesmo!! hahaha...mas depois você arruma uma pra você, bem delicada né...rsrs
    Beijus

    ResponderExcluir
  5. Ficou super linda, uma pena não ter saído como você planejou, mas achei ela muito bonita... fiquei até com dó quando li no começo que ela não ficou com você, mas aliviada de saber que ficou entre vocês rsrsrs beijo querida

    ResponderExcluir
  6. Gente, totalmente diferente né?
    Mas olha. O importante é que ficou legal. Achei lindo o resultado final. E o maridão deve ter gostado mais ainda pelo presente né rs
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse contact. Vc tem a marca dele para eu procurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, obrigada pela visita.
      Este papel é realmente lindo, é Gekkofix Madeira de Demolição, veja aqui outros projetos que fiz usando ele:

      http://www.encantadahome.com.br/2016/06/diy-rack-de-madeira.html
      http://www.encantadahome.com.br/2015/10/diy-repaginando-movel-com-papel-adesivo.html

      Abs e seja sempre bem-vinda.

      Bj

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.