13 outubro 2015

DIY: Repaginando móvel com papel adesivo madeira

6

Ganhei este criado mudo de uma amiga faz um bom tempo, ela replanejou o quarto e a peça acabou sobrando - melhor para mim - o modelo reto e os pesinhos cromados foram o que mais me chamaram atenção no móvel e ela sabia que eu mudaria ele de alguma forma, mas demorei bastante para descobrir o que realmente queria fazer com ele. A princípio apena troquei o puxador que era uma haste cinza por um puxador de acrílico tipo "diamante" e o móvelzinho ficou rolando de cômodo em cômodo até que um dia resolvi que daria um jeito no pobrezinho.

Pesquisei algumas opções como laminado ou espelho mas tudo estava caro demais até que passeando uma lojinha de presentes me deparei com este papel adesivo amadeirado e voltei para casa com 1,5 de papel.

Papel adesivo de madeira, reformando móvel com adesivo amadeirado.

Com um pouco de tinta preta, rolinho de espuma, fita crepe e uma espátula de silicone consegui um criado-mudo novinho em folha e que só eu tenho (eu acho).

Processo:

a. Como iria usar tinta em algumas partes do criado, forrei os pés com fita crepe para que não sujassem, optei por não tirar para fazer o processo para facilitar o manuseio.

b. Removi a gaveta e passei uma lixa fina para madeira apenas nas partes que receberiam a tinta - na parte interna, dentro da gaveta e na moldura da frente - depois limpei para remover o pó. Com auxilio de um rolinho de espuma 10 cm passei tinta preta em todas as partes que gostaria de escurecer, foi preciso duas demãos para que o acabamento ficasse legal.

c. Passado o tempo de secagem foi o momento de colar o papel adesivo, queria o menor número de emendas então cortei uma peça inteira que cobriria da lateral esquerda, passando pelo tampo até chegar à outra lateral. Para facilitar a aplicação, passei no móvel uma esponja levemente umedecida água e detergente, o papel desliza melhor e fica mais fácil de movimentá-lo. Colei uma parte e fui esticando o papel com ajuda de uma espátula de silicone (com um paninho dobrado também funciona) que não rasga o adesivo. O cuidado maior é para não ficar torto nem com bolhas, então o ideal é colar sem pressa, mas caso uma bolha persista basta furar com uma agulha fina e passar a espátula sobre ela para que saia o ar de dentro.

d. Na sequencia recortei o papel que cobriria a frente da gaveta e a parte de traz do criado e com auxilio de uma caneta furei o adesivo onde o puxador para que ele fosse instalado.

e. O puxador que estava guardado esperando para seu usado em uma escrivaninha e que antes era dourado recebeu uma camada de tinta spray preto fosco.

Papel adesivo de madeira, reformando móvel com adesivo amadeirado.

Antes:
Papel adesivo de madeira, reformando móvel com adesivo amadeirado.

Papel adesivo Gekkofix modelo Madeira de Demolição 12756 R$ 10,90 o metro.
Criado mudo Carraro 881 

Up date: a transformação ficou tão bacana que até saiu na Revista Minha Casa


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

6 comentários:

  1. Oi Eli!

    Amiga, ficou sensacional! Irreconhecível! E que papel é esse? Uau, amei!
    Eu sou péssima com adesivo...sempre esqueço da dica da esponja molhada.
    Parabéns, arrasou!

    PS: acho que até sua amiga ia querer o móvel de volta, rsrs

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, eu também sou péssima para colar papel de parede ou adesivos, quem faz isso aqui em casa é o meu marido, ele brigou comigo porque não dei os créditos pra ele na execução kkk,
      Bjs

      Eli

      Excluir
  2. E mudou completamente a peça. Trouxe mais originalidade, ficou um luxo!!
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, ficou mesmo né, estou me achando comeste criado kkk.
      Bjs

      Eli

      Excluir
  3. Vc sabe a marca desse papel adesivo?? 😳

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz, é da Gekkofix, esta no post com a referencia.
      Espero que encontre, ele é lindo.

      Bjs

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.