27 agosto 2015

Dicas para agrupar porta-retratos em aparadores e balcões

2

Gosto muito de fotografias pela casa, acho que é um jeito bacana de ter os amigos e familiares queridos perto, sem falar nas lembranças de viagens e momentos felizes. Também gosto muito de porta-retratos mas sempre tive um pouco de receio de usar, de colocar muitos no aparador e parecer um  altar ou algo assim.

Fui pesquisando em vários sites e reunindo algumas dicas que achei interessante, não são regras, são dicas que me agradaram e talvez te agrade também.

1. Nem sempre precisa ser simétrico

O exemplo mostra que utilizando os mesmos elementos é possível ter uma composição mais harmoniosa do que se os objetos estivessem simetricamente posicionados.
Na primeira foto a disposição dos objetos fez com que parecesse um altar, já na segunda foto, os mesmos objetos - incluindo um castiçal e mais alguns porta retratos- em uma arrumação assimétrica já faz com que pareça bem mais equilibrado

Como organizar porta retratos em bancadas e aparadores

2. Mistura fina
A mistura ou agrupamento de vários tipos de porta-retratos fica bem mais harmoniosa se eles tiverem elementos semelhantes, por exemplo, podem ser todos prateados, alguns lisos outros com detalhes, uns redondos, outros formato paisagem... Ou serem todos em madeira com textura, lisos desde que as tonalidades das madeiras se conversem. Dentro destes grupos ainda podem variar os formatos e tamanhos que deixam a mistura bem mais interessante. Não é preciso ser "parzinho", basta que dialoguem.

3. Todo mundo tem que aparecer
Quando agrupamos vários porta-retratos de diferentes tamanhos e formatos temos que cuidar para que todas as fotos apareçam, ou não faz sentido manter ali. Os maiores se posicionam atras e os memores a frente. Deixa-los meio "de ladinho" não é muito legal, salvo quando a mesa for redonda.

4. Separar por temas
Uma ideia bacana quando se tem muitos porta-retratos e vários móveis para dispo-los é agrupar por temas, ou seja, em um móvel coloca alguns porta-retratos do casal, do casamento por exemplo. Em outro pode colocar das crianças, inclusive a sua de quando criança, em um outro faz um tema "viagem" e assim por diante.

Como disse, não são regras, são apenas dicas que fui encontrando e das várias encantradas estas quatro foram as que mais gostei, fora isso, sempre colocar o seu lado super pessoal e decorar como gosta, e não como dizem que tem que ser.

Para ver outros posts sobre Decoração, clique aqui.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

2 comentários:

  1. Eli, adoro porta retratos também!! Gostei das dicas.

    Bjokas e um bom final de semana,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei de porta-retratos.
    Tenho um movel que era quase todo com eles.
    Mas, de um mês para cá, guardei-os pois já usava há muito tempo.
    Legal as suas dicas.
    Adoro seu cantinho. Bjs

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.