03 julho 2015

Dicas para escolher a mesa de centro ideal

2

Eu tenho verdadeira paixão por mesinhas, sejam elas de centro, laterais, apoio. Em salas, quartos, escritório, home office e theater as mesinhas além de compor o ambiente fechando aqueles espaços vagos ainda ajudam a distribuir os objetos de decoração.

As mesas de centro, têm um papel super importante em uma sala além de complementar a decoração da sala, serve de apoio na hora de receber. Elas não são obrigatórias, algumas salas pequenas dispensam a mesa de centro para não atrapalhar na passagem.
Reuni 4 dicas para ajudar na escolha perfeita para uma mesa de centro.


1. Medida ideal 
O tamanho deve estar de acordo, ou seja, proporcional ao tamanho da sala para evitar que dificulte o espaço de circulação em torno dela. O ideal é que tenha uma área de circulação entre 60 cm e 80 cm ao seu redor. 

2. A altura certa
De regra geral elas nunca devem ser mais altas que o assento do sofá, ou seja, se o sofá for de altura convencional a mesinha poderá ter entre 30 cm e 40 cm de altura, já nos sofás mais modernos, ou aqueles que são desenhados para living e são mais baixos e retos a altura da mesa poderá ser entre 25 cm e 30 cm.

3. Materiais 
A mesa de centro não precisa ser igual os demais materiais da sala, ela pode ser o diferencial que irá complementar a composição. Materiais como vidro, espelho, acrílico estão entre os mais modernos, mas a madeira, ferro, mármore entre outros também é bastante utilizado, principalmente se for formatos e estilos inusitados como base de tronco de árvore, pallets, ferro + vidro, fibras, etc... 

4. Formato
O formato da sua sala, ou do espaço que sobra para a mesa pode ajudar a determinar qual melhor formato da mesa de centro. Se o espaço que sobra entre sofás, poltronas e demais móveis for um espaço quadrado, o ideal é que a mesa tenha formato quadrado ou redondo. Já, se o espaço central para a mesa for retangular, o ideal é que a mesa seja oval ou também retangular.

Selecionei 10 salas com mesas de centro de materiais e formas diferentes para inspirar. Mas lembre, você pode ousar, fazer diferente - olha quem fala - usando outros tipos de móveis ou reaproveitando objetos para criar a sua mesinha de centro personalizada.

Decoração sala de estar com mesa de centro colorida

Decoração sala de estar com mesa de centro com tampo de porta e livros

Decoração sala de estar com mesa de centro redonda em laca preta

Decoração sala de estar com mesa de centro moderna e baixinha

Decoração sala de estar com mesa de centro de madeira e vidro

Decoração sala de estar com mesa de centro de ferro e vidro

Decoração sala de estar com mesa de centro de espelho

Decoração sala de estar com mesa de centro de espelho e vidro

Decoração sala de estar com mesa de centro de espelho

Decoração sala de estar com mesa de centro de acrílico

Imagens: reprodução

Para ver outros posts sobre Decoração, clique aqui.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

2 comentários:

  1. OIEli!

    Lindas! Amei essa com os livros servindo como apoio. As de vidro também acho lindas, mas aqui em casa nem pensar! Somos todos um tanto desastrados...

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Olá Eli!
    Eu adoro as suas referências, acho tão elegantes, até uma porta sendo apoiada por livros, fica chique! Amei a primeira referência também, com uma mesa azul bem contrastante!

    beijão! Thamyrez

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.