15 junho 2015

DIY: Reforma de sofá sem complicação, é possível!

17

Eu não sabia bem em que tag colocar este post, escolhi DIY porém aqui não terá passo a passo, entretanto terá um incentivo, porque sim, é possível fazer você mesma uma reforma rápida num estofado velhinho e surrado.

Rapidamente vou contar que este jogo de sofá 3 e 2 lugares tem uns 8 anos, compramos quando morávamos em uma casa com uma sala grande e nos pareceu que preencheria bem o espaço, ele tem uma profundidade enorme porque o assento é retrátil e na época eu amava marrom, escolhemos porque na lateral é um tipo de corino com uma textura e o restante de chenile.

Eu não iria reformar as laterais, por questão de custo e porque este corino ainda estava em bom estado. O ponto negativo é que tive que manter o marrom, e os pontos positivos é que não gastei nem R$ 60,00 em 3,5 metros de tecido suede e foi bem menos trabalhoso.

Antes e depois de um sofá. Faça você mesma a reforma do seu sofá.

Esta peça de 2 lugares foi pouco usada, então a espuma e cintas estavam ótimas, já não dava para dizer o mesmo do chenile que fui usado como arranhador, e nem preciso dizer por quem não é!

Antes e depois de um sofá. Faça você mesma a reforma do seu sofá.

Eu tenho que reformar o de 3 lugares e com a experiência do menor consegui algumas dicas que facilitam o trabalho, dicas que vou compartilhar aqui com vocês.

1. Comece retirando aquele forro ou plástico, ou lona que fica embaixo do sofá. Depois que retirar você terá uma ideia de como é a estrutura e não se assustem, se o seu sofá for de uma linha barata como era o meu, ele encontrará algumas madeiras surradas e um monte de pregos.

2. Se for habilidosa com martelo e chave de fenda, logo vai identificar onde precisará desparafusar para soltar as peças. No meu caso, meu marido fez isso para mim porque sou realmente péssima com chave de fenda e morro de medo de furadeiras e parafusadeiras.

3. Se possível, desmonte e depois meça as peças para comprar o tecido, eu fiz assim e tive desperdício zero de tecido.

4. Nem sempre é preciso máquina de costura. Para fazer os assentos eu apenas recortei o tecido com sobra para grampear na madeira, nas laterais fiz aquela dobra tipo que fazemos em embalagem de presente, escondi bem na lateral e costurei a mão com aquele ponto que fica quase invisível só para reforçar. 

5. Quando precisa da máquina de costura. Bem, o encosto eu modifiquei um pouco, estas duas peças viraram uma só. Para isso coloquei um rolinho de espuma bem no meio para preencher este espaço, e uni costurando à mão. Depois medi o tecido que teve 4 recortes: frente, traz e duas laterais. Aprendi que se costurar primeiro uma lateral e depois a outra é mais fácil para deixar mais reto.

6. Trabalho de formiguinha: se você for como eu que não tem habilidades com máquina de costura, faça um trabalho de formiguinha. Coloca a capa, mede vai para máquina, costura um pouquinho. Volta pro sofá, mede outra vez, volta para máquina... assim, aos pouquinhos é possível deixar bem feitinho.

7. Estique. Estique bem o tecido para grampear, deixe uma sobra de uns 10 cm e grampeie muito, depois corte o excesso.


Antes e depois de um sofá. Faça você mesma a reforma do seu sofá.

Antes e depois de um sofá. Faça você mesma a reforma do seu sofá.

Antes e depois de um sofá. Faça você mesma a reforma do seu sofá.

Mesmo não sendo o sofá que eu quero - aliás, caí dura ao pesquisar os preços de sofá para living - eu fiquei bastante satisfeita, pelo menos aguentarei mais um tempo e não passo mais vergonha com as visitas vendo um sofá todo destroçado.

Ah, Pedro ganhou um arranhador novo para que fique bem longe do sofá.

Antes e depois de um sofá. Faça você mesma a reforma do seu sofá.

8. Invente: como eu uni as duas partes do encosto criando uma peça única, eu passei uma costura horizontal no tecido, assim criou um pequeno desenho e não é mais só um tecido esticado. Tentei fazer matelasse (como fiz nas almofadas) mas como é um tecido grande ficou complicado e desisti, facilitar é a solução.

9. Não desista. Sim, no encosto quando eu estava fazendo o trabalho de formiguinha deu vontade de largar tudo e sair correndo, mas isso passa, acredito que tudo que queremos fazer nós conseguimos, seja de reormar um sofá até a coisa mais difícil.

10. Reaproveite. Eu não tirei o chenile, fiz o novo forro por cima, afinal, ele estava bom, apenas com partes destruídas, qual arrumei com espuma.

Dica extra: encha de almofadas, se forem feitas por você melhor ainda, o custo cai lá no chão. Elas disfarçam qualquer imperfeição. Estas eu que fiz, depois mostro as demais que farei durante a semana.

Antes e depois de um sofá. Faça você mesma a reforma do seu sofá.

Para ver outros DIY clica aqui!
Clique para ver outros posts da Minha Casa.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

17 comentários:

  1. Oii Eli, esse post sim, pode ser chamado de DIY, ficou simplesmente maravilhoso.
    Essa cor super combinou, adorei!
    Beijos
    www,decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Livia, será um grande quebra-galhos aqui, comprar um novo só lá em 201....
      rsrsr
      Bjs

      Excluir
  2. oi Eli !

    Ficou demais!!!! Parabéns, seu trabalho de formiguinha foi perfeito!
    Dizem que o suede é "quase" `prova de gatos, rsrsrs. Dizem que resiste bem.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re,
      Pois é, dizem que é resistente, atpe agora ele não chegou nem perto, e nem do que fica na sala de TV que também é suede, acho que ele gostava mesmo do chenile rsrs.
      Bjs

      Excluir
  3. Amigaaaa arrasou!!! O passo-a-passo esta muito claro! Quero me aventurar no meu, ele é tipo o seu e não imaginava que dava para desmontar! Ficou lindooo todo marrom!! Amei!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim amiga, vira ele de ponta cabeça, tira aquele forro e vai descobrir muitas coisas rsrsrs.
      Bjs

      Excluir
  4. Uau, Eli! Incrível o trabalho que vc teve! Quanto empenho!
    Ficou ótimo, adorei a combinação dos acabamentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, obrigada.
      Então, fomos eu e o marido em Santa pesquisar preços de sofá para living, achei uns lindos, em veludo (tipo o da almofada que gostei) compridos porque tenho uma parede grande aqui, mas quando vi os preços caí dura, coisa de 6 ou 7 salários mínimos rsrsrs, desisti, com este valor tenho outras prioridades.
      E quando isso acontece, nasce em mim uma estofadora rsrsrs.
      Bjs

      Excluir
  5. Parabéns, ficou ótimo ;)
    Com certeza foi uma empreitada daquelas mas valeu muito a pena. Pedro deve ser uma pimentinha, mas com aquela carinha fofa.
    bj
    Adri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adrim
      O Pedro é um ser muito fofo, mas arteiro demais rsrss. Tudo bem que eu não tinha comprado arranhador para ele, logo, ele improvisou rsrs.
      Bjs

      Excluir
  6. Uau!!! Eli, você arrasou!
    Ficou incrível, é outro sofá! E como a Lívia disse, pode e deve ser chamado de DIY, que incentivo lindo para as pessoas botarem a mão na massa e gastar apenas R$60,00 para ter um sofá NOVO! Parabéns!!!

    Beijo grande! Thamyrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei estava sentindo falta de vc, como foi de viagem, vou mais tarde com calma lá ler tudo.
      Obrigada, quando a grana diminui a criatividade aumenta né rsrssr.
      Bjs

      Excluir
  7. Nossa, ficou até mais bonito do que com a cor original.
    beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou né Mhilka, eu ainda sonho com um bem clarinho na sala, mas com certeza este vai quebrar um galhão mais um tempo.
      Bjs

      Excluir
  8. MUito show tua reforma Eli!!!!!! O que q com força de vontade uma mulher não consegue fazer, ahaha
    Belo incentivo pra gente!!
    Nossa, o peço dos sofás tá decair dura! Procurei muito e achei um de 3,22 com um preço em acana, mas agora a casa nova o paco ta proibido de subir no o, os meus antigos eram de corino, eu vendi qdo ainda estava na outra casa e ele passou um tempo sem sofá, acho que acostumou, rs. AQui costurei um edredom em quatro partes e esta ao lado do sofá por enqto, ja q não tenho tapete.

    Bjus, parabéns pelo lindo trabalho!
    ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana do céu!
      Eu fui em Santa Felicidade, um bairro com diversas lojas de vários estilos e preços.
      Eu queria um sofá de 3m ou um pouco menor, com matelasse e linhas retas, não achei por menos de 4,500 quase morri do coração.
      Dá dó dos bichinhos, mas eles precisam colaborar né, tá dificil comprar as coisas.
      Boa semana querida, hoje stou voltando com as visitas nos blogs estava meio enrolada.
      Bjs

      Excluir
  9. Olá querida...sua dica foi ótima.
    Já que vc é muito criativa,queria ver se poderia me ajudar. Gostaria de encapar meu sofá com aqueles plásticos grosso transparente. Será que dá certo?
    Ou vc poderia me indicar um tipo de plástico que posso fazer isso? Quero plástico pq fica mais fácil para limpar.
    Aguardo contato. Obrigada.

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.