03 junho 2015

5 dicas práticas para transformar sua casa em um lar

2

Quando a gente começa a decorar, é comum pensar que se comprar todos os móveis de uma galeria e coloca-los na sua casa ela automaticamente vai ficar linda. Muitas vezes isso acontece, mas na maioria não. Cada espaço é único, especialmente por conta das cores, do tamanho e da direção da luz natural. Para transformar sua casa em um lar – um lugar único que transmita sua personalidade e a história da sua família – reunimos algumas das principais dicas que você precisa saber.

1. Crie uma área especial
Reúna as coisas que você gosta e que agradam também as outras pessoas que vivem com você e crie uma área especial. A ideia é usar esse espaço em conjunto para as atividades em família. Uma sala de jogos, uma sala de TV ou um cantinho de leitura já são um bom começo.

Se não tiver muito espaço disponível, seja criativa: coloque os jogos favoritos da sua família no topo da prateleira da sala; ou forre o tapete com almofadas e use cortinas blackout quando fizerem uma mini-sessão de cinema.

5 dicas práticas para transformar sua casa em um lar


2. Escolha seus móveis cuidadosamente
A mobília da sua casa é como as roupas que você veste. Elas dão o tom e definem o tema de qualquer ambiente. Muita gente pensa muito na mobília da sala de estar ou dos quartos e se esquece de um dos ambiente mais importantes para uma casa ser um lar: a cozinha.
Eu tenho uma técnica muito prática para manter minha cozinha atualizada sem gastar muito. Sempre faço uma busca em catálogos de lojas do exterior para conferir as tendências. Baseada nisso, procuro meus móveis de cozinha em saldões ou promoções online de sites brasileiros – economizo e mantenho o estilo.

3. Transforme peça antigas
Personalize seu ambiente com peças de valor simbólico para você. Por exemplo, se você herdar algum móvel antigo pode usa-lo de forma criativa. Televisões antigas podem virar mesas de cabeceiras ou portas podem virar mesas com simples cavaletes.

5 dicas práticas para transformar sua casa em um lar

4. Use suas cores favoritas
Cores comunicam muito sobre qualquer ambiente. Vi essas dicas lendo sobre decoração de casamento. Escolha as cores que você mais gosta e combine-as para criar um ambiente agradável – use tons mais claros para fazer o ambiente parecer maior. Se gosta muito de cores fortes mas acha que podem ser vibrantes demais para o ambiente inteiro, pinte apenas uma parede com um cor especial para criar um ponto de interesse ao cômodo.

5 dicas práticas para transformar sua casa em um lar


5. Enquadre suas fotos
Fotografias são ótimas peças de arte mas muitas vezes podem ser mais caras do que gostaríamos. Uma solução simples é usar suas próprias fotos na decoração. Escolha imagens com cores que combinem com o ambiente ou com temáticas, como fotos de comida na cozinha. O curso de fotografia sempre posta umas dicas legais para decorar com fotos: você pode imprimir suas próprias fotos do instagram para criar artworkspersonalizados.  

5 dicas práticas para transformar sua casa em um lar

Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.

Para ver outros posts sobre Decoração, clique aqui.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

2 comentários:

  1. Eli, acho importantíssimo que a casa tenha a cara do dono. Infelizmente muita gente não faz isso e os ambientes ficam super impessoais, frios. Adorei o paralelo que vc fez com as roupas! É isso mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Super verdade, este post foi escrito pela Bia do Decorafino, ela me pediu um espaço e acho que todos ganhamos com isso, adorei o post dela para o meu blog.

    Bjs

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.