04 maio 2015

DIY: Como restaurar piso de pedra ardósia?

10

Tem coisas que, ou a gente paga para fazer ou nós mesmos fazermos. No caso do meu piso de pedra ardósia eu mesma resolvi fazer, já que o piso desde que foi colocado ficou sem acabamento.

Quando finalizamos a casa pensei em colocar uma pequena calçadinha e gramado neste quadrado que fica logo sair da sala de jantar, mas já pensei na terra, quando chover, etc... este espaço tem 15m² e no futuro quero colocar uma pérgola de madeira e cobrir com vidro, deixando uma varanda de área útil, mas isso é futuro. O passado deste piso de pedra ardósia é que faltou orçamento e apareceu uma oportunidade de comprar exatos 18 m² desta pedra que estava em super promoção em uma loja de pedras, saímos de lá com as pedras, a resina e com uma proposta de mão de obra absurdamente barata para a colocação, nem preciso dizer que o serviço foi extremamente mal feito, nem rejuntamento nem o verniz foram finalizados, enfim, foi ficando.

Até este final de semana prolongado em que São Pedro deu uma trégua nos dias chuvosos. Resolvi que eu mesma iria finalizar o que faltava, ou seja, passar o rejunte e depois o verniz, que estava até então no sótão da casa.

Para restaurar a pedra ardósia você precisa analisar o tamanho e onde esta aplicada, caso seja muito grande ou em uma área mais nobre talvez valha a pena contratar uma empresa especializada, eles levam máquinas de lixar, de polir, depois envernizar e enceram, ou seja, muito profissional.
Mas se for uma área menor acho que vale a pena arregaçar as mangas, colocar as luvas e restaurar você mesma.

Aqui a pedra como estava, manchada, gasta, sem rejunte e sem brilho nenhum... nelas existem muitos defeitos e pequenas rachaduras, mas eu já comprei assim, foi uma ponta de estoque (se não me engano R$ 4,90m²).

Primeiro passo: lavar bem o piso no dia anterior, precisa de pelo menos 24 h para que esteja bem seco, já que ela puxa muita água. Para lavar usei um produto específico para limpeza de pedras, você compra em lojas de materiais de construção, é barato e rende muito, mas água e sabão também já resolve o problema e reduz os custos.

Como restaurar piso de pedra ardósia, veja o passo a passo

Segundo passo: passar o rejunte. Eu comprei um pacotinho de 1k de rejunte preto, basta misturar com água limpa nas proporções indicadas pelo fabricante, depois com ajuda de uma espátula flexível é só espalhar para entrar bem nos vãos e já ir retirando o excesso. Depois de seco, basta passar uma bucha nova e seca, com a parte verdinha, ir tirando o excesso que pode ter ficado na pedra, mas vá cuidando para não retirar das juntas ou criar buraquinhos.

Olha que lindeza a pessoa fica, look lindo de quem põe a mão na massa, ou no rejunte neste caso.

Como restaurar piso de pedra ardósia, veja o passo a passo

Terceiro passo: depois de limpo, sem pó ou resíduos você aplica com rolinho de espuma o verniz de proteção. O verniz para pedra ardósia que usei foi  Ilvacril Resina Acrílica. Ele parece água de tão transparente e pouco viscoso, achei muito fácil de aplicar. Usei rolos de 15 cm, aqueles amarelinhos. Usei um rolo para cada demão, foram duas demãos com intervalo de 6h entre elas. Depois da segunda demão, esperar 36h para pisar ou usar o ambiente, para que seque bem.

Não fotografei esta operação porque meu fotografo estava pintando uma parede dentro de casa e não pode vir me assessorar.

Como restaurar piso de pedra ardósia, veja o passo a passo

As imperfeições de quebras e desgastes continuaram, mas agora tem um aspecto de acabado, o verniz protege e impermeabiliza, dá uma melhorada considerável.

Dica: tenha mais de um rolo, o produto corrói um pouco a espuma do rolinho então precisa trocar para que não solte pedaços no piso. Eu testei com rolo da lã mas não gostei muito, recomendo o amarelinho.


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

10 comentários:

  1. Trabalhoso! Mas valeu a pena, não é?
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu sim Jô, nossa como cansei mas olhar para um piso menos indecente já me faz esquecer o cansaço.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Eli!

    Você é mesmo uma princesa, até para passar rejunte fica chique!
    Eu gosto muito do piso de ardósia, quando eu morava em BH, reparei que lá quase todo mundo tem ardósia no quintal, Já aqui...eles consideram a ardósia um "piso de terceira", (ridículos) e é difícil achar alguém que trabalhe com a colocação de ardósia. Uma vizinha quis colocar na casa dela e foi um "angu" achar pedreiro.
    Parabéns pela "mão na massa".

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Re, a coitadinha da ardósia é a parente pobre dos pisos kkkk, mas com um caprichosinho ele fica bonito sim.
      Profissionais de construção esta super dificil mesmo, uma caos.
      Bjs

      Excluir
  3. Eli,

    Faz tempo que não faço essas coisas, mas é impossível eu ficar elegante enquanto coloco a mão na massa! Sabe que às vezes precisa, né? Nada como o nosso cuidado, a mão do dono, pra deixar as coisas perfeitinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pereirão é ótimo! Melhor não contar para o meu marido, ou ele vai usar isso no futuro!

      Excluir
  4. Amei a dica vou fazer na garagem de casa já comprei os materiais aqui a gente também ama um diy bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ro,
      É cansativo, mas vale tanto a pena, além de brilhoso facilita tanto a limpeza.
      Agora posso aguentar mais um bom tempo antes de precisar fazer a reforma definitiva rsrs.
      Bjs

      Excluir
  5. Parabéns Eli, como profissional posso dizer que essa é uma ótima técnica e gasta-se muito pouco mesmo. Ficou lindo e mesmo em grandes áreas é possível aplicar essa técnica com facilidade, se utilizar um rodo com cerdas de borrachas. Parabéns! Att. Eng. Daniel Feliciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Daniel,
      Obrigada, realmente o gasto foi tão baixo que valeu muito a pena, claro que não me empolgo em fazer novamente, ele ainda esta muito bonito mesmo depois de passado 1 ano.
      Que bom que deu a dica do rodo com cerdas de borracha, os leitores que passarem por aqui poderão aproveitar essa dica.

      Excluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.