18 abril 2015

Inspirações de jardins e quintais com dicas de especialistas

4

Sábado de sol, pede para ir passear ao ar livre, curtir a família no parque, na chácara ou na varanda super verde de casa né... menos aqui na minha que o quintal esta pedindo socorro.
Hoje pela manhã tivemos que tirar os dois pés de primaveras que tínhamos, por algum motivo elas morreram, não qualquer mortezinha, quando puxamos a raiz estava deteriorada, os galhos secos e amarelados dentro, uma coisa estranha e triste.

O gramado também não esta tão verde, e a hera unha de gato que temos nos muros anda caindo também. Não sei se é o período mesmo ou se o solo aqui anda precisando de algum adubo ou tratamento, vamos ver isso... mas enquanto isso, vou sonhando com um cantinho no quintal com bastante vasos, paredinha de ripas e muitas almofadas.

Vamos ver, cinco cantinhos e varandas com paisagismo!


Varanda projetada pela paisagista Vani Kubo

1- Nem parece, mas este jardim maravilhoso é uma varanda projetada pela paisagista Vani Kubo. Tem grama, seixos, muitos vasos e para completar esta parede de ripas que deixa tudo muito mais aconchegante. Um sistema de isolamento e drenagem especial é necessário para que o piso seja protegido e evite infiltrações no andar de baixo.

Jardim vertical, deck e ladrilhos neste espaço de 10m por Susana Udler.

2 - E se você tiver 10  poderá ter muitas plantas, deck, ladrilhos, chuveirinho e ainda um banco para aproveitar tudo com bastante conforto. É o que propôs a paisagista Susana Udler, que, para não perder espaço colocou as plantas na parede criando um jardim vertical. Já mostrei neste post como fazer um jardim vertical com calha e aqui outras formas de fazer muros verdes e jardins verticais

Espelho d'água, deck e muitos vasos no projeto de Claudia Munoz.

3 - A paisagista Claudia Muñoz criou um espaço maravilhoso nesta varanda, plantas em vasos facilitam a movimentação e manutenção. Para criar o espelho d'água a paisagista orienta retirar todo piso para fazer um impermeabilização. Os volumes criados com deck servem de apoio para os vasos e bancos.


4 - Neste projeto fotografado por Gui Morelli foi utilizado tijolo inglês na parede lateral com moréias e murtas. Um muro verde com especies variadas, o banco de ripas de cumaru e a espreguiçadeira são o convite para apreciar o local.

Jardim no terraço, arquiteta Caroline Gabriades

5 - A arquiteta Caroline Gabriades recebeu uma solicitação dos moradores, criar um jardim na cobertura deste apartamento em SP. Uma mudança grande para uma cobertura grande, com 55m²  foi necessário trocar o piso, reduzir a área da piscina, desenvolver jardineiras de zinco, colocar muitas plantas. O resultado foi um ambiente agradável, veja detalhes aqui.

Dica de especialista: O paisagista Odilon Claro sugere para jardim ou varandas abertas que recebem bastante sol, usar plantas rústicas que são resistentes, entre elas, ele sugere rosinha-do-sol, suculentas, suculentas que dão flores, lambari-roxo, dinheiro em penca. As suculentas devem ser regadas uma vez por semana, as outras citadas, apesar de resistentes ao sol precisam de rega diária.

Dica de especialista: A paisagista Karla Lopes inclui na lista de plantas rústicas resistente aos sol  e vento constante a clúsia, capim-do-texas, xanadús e jasmin-manga que além de ornamental tem um perfume super agradável.
  
Imagens: Casa & Jardim


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

4 comentários:

  1. Adorei o post!! Adoro plantas!!

    ResponderExcluir
  2. Uau que sugestões lindas! Puro luxo! Adorei o jardim da cobertura em SP, um paraíso na cidade!

    Beijos! Thamyrez

    ResponderExcluir
  3. Ei amiga! Amei as dicas e sugestões de tipos de plantas. Quero a 3 pra mim! Kkkkk tudo lindo! Bjussss

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.