30 março 2015

Fachadas residenciais, inspiração muros e portões

1

Com tantas construções em condomínios é cada vez mais comuns encontrarmos fotos e projetos de fachadas abertas, sem muros, grades ou portões. Entretanto, existem muitas obras em andamento que são em terrenos direto na rua, e para estas construções contemplar muro e portões faz parte da fachada do projeto, mesmo que algumas vezes ele acabam sendo esquecidos. Aconteceu com uma colega, uma linda fachada, paisagismo, cachorrinho e carros na garagem, toda aberta sem muros ou qualquer outro tipo de isolamento, mas o terreno é de frente para rua, ou seja, será indispensável pensar em uma forma de dar proteção e privacidade a casa.

Muros e portões complementam a fachada de uma casa, para isso, é interessante que estejam em harmonia com a arquitetura da residência, esta harmonia é conquistada através do uso de materiais e estilo similares ao da casa, ou seja, no design, cores, revestimentos. 
Hoje existem vários materiais que são utilizados para construção de muros, até mesmo vidro para proprietários que não tem como objetivo ocultar a fachada da residência e sim, apenas criar um obstáculo entre a rua e a casa.

Separei algumas ideias que mostram soluções bem bacanas de como incluir estes elementos no projeto e deixar a fachada ainda mais interessante.

Fachadas residenciais, muro e portões.
1- Neste projeto Haron Cohen a privacidade foi eleita como foco principal. De linhas retas o muro de 19,50 m e 3,50 m de altura isola a casa e o paisagismo com apenas plantas verdes complementa a fachada de linhas retas. Portões de alumínio com pintura eletrostática branca além de serem leves e duráveis ainda se misturam ao muro criando uma visualização única.

Fachadas residenciais, muro e portões.
2- Uma solução muito bacana é esta adotada por João Armentano. Para integrar o muro à casa foi utilizado o mesmo material, cores e estilo. Portão social, garagem e da área de manutenção seguem o mesmo estilo, com frisos e molduras, assim como a arquitetura da casa. 

Fachadas residenciais, muro e portões.
3- O arquiteto Márcio Kogan também priorizou a segurança e privacidade desta residencia moderna e de linhas retas. Para aquecer e quebrar um pouco a aridez do concreto ele utilizou réguas de madeira impermeabilizadas com verniz e acrescentou um discreto paisagismo com espadas de São Jorge para contrastar com o branco e amadeirado do muro.

Fachadas residenciais, muro e portões.
4- Os muros de vidro também vem sendo bastante utilizado, entretanto, somente para proprietários em que a privacidade não seja um fator determinante na escolha do material. Este projeto do Estúdio CC para uma casa litorânea priorizou vidro e madeira.

Fachadas residenciais, muro e portões.
5- A arquiteta Thaciana Silveira priorizou resguardar a entrada de veículos com painel de madeira e a entrada social com vidro que mostram apenas parte da fachada da casa. Mármore crema foi utilizado no muro para valorizar o projeto.

6- Os arquitetos Décio Marcondes e Fernanda Feltrini apostaram no jogo "mostra - esconde" com gradis de aço galvanizado pintado e portão de acesso em Cumaru que harmonizam com detalhes da fachada.

7- Com portões de madeira, o destaque esta para o trabalho da paisagista Gica Mesiara que apostou em um jardim vertical sobre o muro de concreto, requer uma manutenção maior que os demais acabamentos mas com certeza causa um lindo visual.

Clique em Arquitetura & Construção para ver outros posts da série.


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Um comentário:

  1. Ei Eli! Lindas as fachadas, todas de muito bom gosto. Achei a 5 meu número, vai para o caderninho de inspirações! Bju

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.