26 março 2015

4 Dicas para Fazer um Jardim de Inverno

1

Além de ser charmoso, um jardim de inverno pode dar um toque especial à decoração da sua casa. Fazer um jardim de inverno é trazer um pouco de natureza para dentro do lar, tornando os ambientes mais aconchegantes. Que tal começar a planejar um jardim de inverno? Confira essas quatro dicas para fazer um super charmoso.

1 - Escolha do local

Muitos imóveis já tem um local próprio para instalação de um jardim de inverno, mas se não é o seu caso, não se preocupe. Procure algum cantinho que não está sendo utilizado: uma despensa, o espaço embaixo da escada ou até mesmo junto o balcão da pia do banheiro. O seu jardim de inverno pode ou não ser coberto, mas é interessante se existir a possibilidade de aproveitar a luz natural. Caso seja fechado, se possível utilize um teto de vidro ou uma claraboia.

2 - Escolha das plantas

Muitas espécies são recomendadas para jardins de inverno, porque não necessitam de muitos cuidados nem de muita iluminação natural para permanecerem saudáveis. Se o seu jardim será mais abrigado da luz, então, as plantas recomendadas são as palmeiras Chamaedora e Raphis, herbáceas como antúrio, lírio da paz, comigo-ninguém-pode, lança de São Jorge, samambaias e as bromélias de sombra ou meia-sombra. Outra sugestão é cultivar uma pequena horta, com temperos como cebolinha, salsa e manjerona ou, então, chás como boldo, hortelã e melissa. Assim, além de decorativo, seu jardim de inverno será útil.

3 - Como decorar o jardim

A decoração do jardim, assim como nos demais ambientes da residência, deve estar em sintonia com a personalidade dos moradores. Você pode optar por um estilo mais rústico, contemporâneo ou minimalista. Dependendo do estilo escolhido, você pode usar elementos como vasos de concreto (contemporâneo), móveis de madeira (rústico) e pedriscos (minimalista), e até ousar mais, incorporando lareiras ecológicas, fontes, vidros e cerâmicas.

4 - Manutenção

Essa é a parte que mais dá trabalho em um jardim de inverno. É preciso ter constante atenção com a rega das plantas, adubação, incidência de luz solar, fungicidas, poda, entre outros fatores. Uma boa opção para quem não tem muito tempo ou disposição para todo esse cuidado é utilizar grama sintética no gramado do jardim. Ela não possui cuidados diários de manutenção, não gera sujeira e não demanda poda.

Dicas para montar e cuidar de um jardim de inverno.

Dicas para montar e cuidar de um jardim de inverno.

Dicas para montar e cuidar de um jardim de inverno.

Dicas para montar e cuidar de um jardim de inverno.

Dicas para montar e cuidar de um jardim de inverno.

            Seguindo essas dicas, você tem um bom começo para montar seu jardim de inverno, sabendo qual o local mais apropriado, os tipos de plantas mais indicadas e como manter esse cantinho sempre limpo, bonito e saudável. Agora é só usar sua criatividade e personalidade para montar um jardim com a sua cara, que deixe sua casa ainda mais única e aconchegante! 

Espero que tenham gostado e aproveitem as dicas meninas, esse post foi uma colaboração do Rogério Fonseca da Tibério Construtoras. 

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Um comentário:

  1. Eli, acho um jardim de inverno um charme. Tenho um no Lar de Férias, mas te confesso, não consigo fazer nada por ele. Quem sabe depois do seu post?
    Um beijo

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.