14 janeiro 2015

Como usar Aço Corten na arquitetura e construção?

3

Bastante popular entre os arquitetos o Aço Corten esta cada vez mais em uso nos projetos residenciais e comerciais por se tratar de um material com ótima adaptabilidade em diversos climas e estilos de construção. Pode variar do rústico ao moderno e todos sempre com um resultado final impactante.

O aço corten é um aço patinável, que são aços que têm um bom desempenho nas mais variadas condições climáticas estejam eles com ou sem pintura, ele levam pequenas quantidades de cobre, cromo, níquel e fósforo na sua composição, elementos que enriquecem o aço e ajudam na redução da corrosão natural por exposição.
Lá em 1930 este aço enriquecido e de baixa liga levou que o nome comercial de Corten, era utilizado pela indústria ferroviária para a construção de vagões mais leves, logo, mais ágeis. Em 1958 ele começou a ser utilizado pela arquitetura e continuam sendo usados cada vez mais.
Selecionei 6 projetos residenciais com o uso do Aço Corten, para quem gosta de uma arquitetura mais moderna com elementos diferenciados é uma ótima inspiração!

Fachada com aço corten. Projeto Cybele Barbosa.
1. Já mostrei este aqui no blog, na verdade é parte da área gourmet da Casa Cor Brasília 2009, mas poderia facilmente ser uma residencia moderna e bem interessante. Projeto Cybele Barbosa.

Fachada residencial com aço corten em SP
2. No projeto de Márcio Kogan, o aço corten reveste toda a fachada da casa em São Paulo. a mistura de elementos como madeira e vidro complementam a arquitetura moderna na fachada que não tem janelas.

Fachada com porta pivotante em aço corten. Projeto Roberto Migotto
3. A casa contemporânea de Roberto Migotto mostra uma fachada com painéis de vidro e porta em aço corten, acima da porta, painel complementar até o telhado.

Pergolado com aço corten por Arthur Casas.
4. O aço corten também pode ser utilizado como estrutura como é o caso do pergolado projetado por Arthur Casas onde o arquiteto mistura a madeira, vidro e tijolinho aparente na composição da fachada dos fundos.

Fachada casa moderna com tijolinho e porta em aço corten. Projeto Ney Lima.
5. Entre o tijolinho e a moldura de concreto aparente o arquiteto Ney Lima incluiu uma imensa porta com sistema pivotante feita com aço corten, o projeto além de muito moderno ainda garante privacidade total.

6. Esta casa já apareceu outras vezes aqui no blog. Ela, além de compacta tem diversos materiais de construção limpa em seu projeto, entre eles o aço corten que foi utilizado no beiral para proteger as janelas.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

3 comentários:

  1. Qual é esse material, nas fotos?
    Aquele marrom escuro?
    Nunca ouvi falar nele.
    Mas, não faz parte de meu universo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eli, super curto o aço corten na decoração, fachadas. Se bem utilizados ficam lindos.
    E outra, que são bem resistentes.
    Muito bom o post.
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.