12 janeiro 2015

Casas com fachadas sem janelas, ou fachadas cegas

4

Casa ou caverna?
Quando falei para uma amiga que se construíssemos novamente uma casa eu queria fazê-la sem janelas na fachada, ou seja, fachada cega ou empena cega, na hora ela me perguntou se eu estava querendo uma caverna, mas não, é uma casa mesmo. Sem janelas na fachada principal mas muito bem iluminada naturalmente, sim é possível!

Uma das coisas que mais gosto na minha casa é a imensidão e luz que entra pela 4 janelas principais de 4.60 m de altura, porém, duas delas normalmente ficam com as cortinas fechadas por causa da falta de privacidade, ou seja, temos 50% do aproveitamento. 
Depois de construída, vi inúmeros projetos onde a fachada principal, ou seja, a fachada frontal da residência não leva nenhuma ou quase nenhuma janela. Claro que o terreno a ser construída precisa ser condizente com estes projetos já que as janelas e portas ficarão nas fachadas laterais e fundos.

Selecionei sete projetos de casas modernas e com bastante privacidade, para inspirar! 

Casa moderna com fachada cega. Projeto Patrícia Almeida
1. No projeto de Patricia Almeida a fachada fronta é praticamente sem janelas, apenas um pequeno vão é visto por quem estiver passando frente à residencia.

Casa 13 de Atria Arquitetos
2. Os proprietários da "Casa 13" queriam privacidade e luminosidade para a nova residencia que ficaria em um bairro residencial de Brasilia. Com a fachada privativa os arquitetos da Atria propuseram um projeto com laterais e fundos amplamente abertos garantindo assim a luminosidade desejada.

3. A "Casa Horizzontale" de Diana Brocks foi projetada para um casal de meia idade, além de ser térrea e sem escadas ou desníveis, a fachada propicia muita privacidade quando vista da rua. 

4. No projeto da Arctre o muro compõe a fachada, toda área social da residencia é voltada para o interior e ao pátio dos fundos.

5. A "Casa Mossó" exibe pequenas janelas mas na maioria a empena é inteiriça e privativa. Os três níveis de platibandas e a volumetria s~çao o destaque neste projeto de Fernando Galvão e Adriana Mundin. 

6. Uma casa charmosa, iluminada e com bastante privacidade. A "Casa da Varanda" projetada pelos arquitetos André Brandão e Márcia Varizo deus ao casal e seus dois filhos uma nova perspectiva de liberdade e privacidade.

7. Fachada totalmente provativa e com bastante estilo. O muro de Gabião é feito com uma gaiola metálica com seixos, volume da porta tem um mosaico de pedra oxidado e a porta é de aço corten. Modernidade e privacidade garantida neste projeto de Aline Santos.

Para ver mais de Arquitetura & Construção clique aqui.


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

4 comentários:

  1. Eli, gostei super desse tipo de fachada.tinha casa é simples mas só temos uma janela na fachada o resto fica na lateral e fundo.. Tenho muita privacidade, ninguém vê nada aqui dentro. Acho ótimo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Eli, gostei super desse tipo de fachada.tinha casa é simples mas só temos uma janela na fachada o resto fica na lateral e fundo.. Tenho muita privacidade, ninguém vê nada aqui dentro. Acho ótimo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Já vi muitas casas assim e me parece que é cada vez mais uma tendência.
    Acho muito bonito esse tipo de arquitetura!

    Grande abraço!
    Meu blog: Izabel Pariz Art Blog

    ResponderExcluir
  4. Nunca imaginei uma casa sem janelas na frente.
    Mas, vi nas fotos, que isso é possível.

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.