24 novembro 2014

Cinco dicas para decorar lavabos pequenos

4

O lavabo já teve seus dias de "comodo funcional", mas hoje, ele complementa o living e a decoração de uma casa. Seja ele clássico, moderno, grande ou pequeno com certeza merece atenção pois é nele que podemos ousar um pouco mais e assim como um hall de entrada, passar aos nossos visitantes um pouco de como somos.

Quando se fala em lavabo, principalmente hoje em que as metragens estão cada vez mais reduzidas é comum termos um espaço pequeno onde apenas itens de importância são colocados como a bancada, cuba e sanitário, além dos objetos para decorar e por estarem cada vez menores as vezes tendemos a deixar tudo clarinho para que o espaço não fique sufocante, porém, é possível sim um lavabo pequeno com cores fortes.

Meu lavabo que já mostrei aqui, é minusculo, mesmo assim não abri mão do papel de parede que tanto queria e confesso que adoro. Quando estava projetando o meu pesquisei e encontrei diversas dicas para decorar lavabos pequenos, dicas estas que compartilho aqui.

1. Espelhos: pura mágica, seja um espelho grande sobre a bancada ou vários pequenos, com certeza o espaço parecerá muito maior. Além disso, irá refletir a luz naturar ou artificial além de duplicar os itens de decoração.

2. Iluminação: aposte em dois tipos de iluminação, a funcional e a decorativa. Lâmpadas embutidas atrás do espelho ficam lindas, assim como arandelas nas paredes ou um pendente na lateral da bancada. A iluminação cria uma atmosfera agradável tirando a atenção para paredes escuras.

3. Bancada: o lavabo não requer mobiliários exagerados, gavetas, portas e afins então, aposte em uma bela bancada projetada para atender as medidas do ambiente. Ela poderá ser em madeira, vidro, mármore, granito além marmoglass e outros materiais disponíveis no mercado. É possível fazer a cuba já embutida ou esculpida na própria bancada o que suaviza e deixa o espaço menos volumoso, ou ainda, optar por cubas de embutir ou sobrepor, que são igualmente lindas.

4. Piso e rodapé: não necessariamente precisa ser piso frio, ele pode continuar com o piso usado nas salas ou hall de entrada caso o lavabo esteja mais próximo desta área. Pisos em madeira, mármores e porcelanatos ficam lindos. O rodapé também poderá seguir o mesmo do restante da casa, os de madeira ou poliestireno branco ficam lindos e destacam a cor da parede seja tinta ou papel.

5. Decoração: com espaço pequeno o melhor é evitar excessos e optar por poupas peças, porém peças charmosas que se destaquem. Pequenas bandejas com sabonete liquido, hidratante para mãos, aromatizador, velas aromáticas ficam muito charmosas além de necessárias. Tolha de mão que podem ser de tecido ou mesmo de papel, existem modelos lindos de papeis para este fim. Um vasinho de flor também faz toda a diferença.








Clique para ver outros posts de Decoração.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

4 comentários:

  1. Não tenho lavabo.
    Tenho um espaço que foi lavabo antes da nossa compra do apto.
    O local hoje tem um armário montado para o local.

    O seu é bonito.
    Aqui, papel de parede não parece ser muito usado(parece).
    Em algumas fotos da impressão que é o papel é dourado.
    A luz fez isso, na foto.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eli!

    Uau, que lindos! Sabe o que reparei? Quase todos são de tom cinza escuro! O que eu acho chiquérrimo! Amei!

    beijos, Renata
    palpitanoemtudo

    ResponderExcluir
  3. Gostei heim... estou querendo fazer algo semelhante a foto 2, piso e parede estilo cimento queimado... mto lindo!

    ResponderExcluir
  4. Também quero o meu escuro e já separei um aparador, que herdei da minha avó, pra apoiar a cuba e fico feliz pq já acompanha o espelho! Só pela casa nova...

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.