29 agosto 2014

DIY: Pingente de cortina com tassel e pedrinhas

7

Eu mostrei no outro post como resolvi o problema de falta de cortina nas minhas janelas, contei toda história e mostrei um DIY Cortina de Voil com Blackout, e recebi alguns pedidos para ensinar a fazer o pingente de cortina. Fiquei um pouco apreensiva com o pedido, pois, como a maioria que me acompanha a mais tempo sabe, sou apenas uma curiosa que se mete a fazer as coisas, mas não tenho conhecimento técnico para ensinar nos mínimos detalhes, então, sempre julgo que meus "passo a passo" são bem fracos e cheios de improvisos.

Mas, se você também estiver nesta categoria "amadora com boa intenção" o passo a passo que fiz pode ajudar a pelo menos ter uma ideia de como fazer e do que comprar, ao final coloco algumas dicas do que não fazer, que aprendi quando fiz estes dois pingentes.

Passo a passo pingente de cortina com tassel.

* os nomes dos materiais foram alterados para manter sua privacidade... mentira, porque não sei os termos técnicos mesmo (risos).

Materiais:
a) Rolo de linha princesinha. É um fio bem fino, delicado para crochê.
b) Cordão do padre, ou frade. Vem em embalagem de 10 e 15 metros.
c) Linha de pesca 0,5 mm
d) Três bolinhas de acrílico com furo no meio.
e) Três bolinhas brancas com furo no meio.
f) Duas peças de acrílico com furo no meio, furo médio para passar o cordão.
g) Um terminal de metal com passador de fio.
i) Um pingente com furinho no meio.
j) Uma peça base com o comprimento que deseja seu tassel.
l) Dois tubinhos de metal com furo no meio.

1. Usei como suporte uma tábua de cozinha. Mas não se desespere, ela só é usada como base para cortar com estilete, não uso na cozinha, ok! Segure uma ponta do fio e comece a enrolar, procurando manter bem alinhado e com uma largura não muito grande.
2. No meu caso, foram 500 voltas. Pegue um pedaço de linha de pesca e passe por dentro para prender e amarrar todos os fios juntos. Eu cortei 1 metro de linha, para sobrar mesmo.
3. Com um estilete limpo e com lâmina nova, corte bem rente na base, lado contrário onde foi amarrado.
4. Agora precisa arrumar "os cabelinhos" deixar alinhado e reforçar bem esta amarração.
5. Com ajuda de uma amiga ou no meu caso, joelho. Segure bem firme o tassel e com outro pedaço de linha de pesca amarre em volta, fazendo uma "cabecinha" no tassel. Isso vai fazer eles ficarem bem juntinhos, ao final da amarração, dê um nó bem reforçado e corte as sobras.
6. Agora, com aquele enorme pedaço de linha de pesca que sobrou (passo 3) é que vamos colocar as pecinhas. Comece com o "tubinho de metal", na sequencia vá alternando as bolinhas brancas e acrílico.

Passo a passo pingente de cortina

7. Por ultimo, mais um tubinho de metal. Agora, passe o fio de fora para dentro no tubinho mais uma vez, para reforçar. O fio vai sair por dentro, então, pode dar alguns nós.
8. Coloque a peça de acrílico maior com furo no meio, note que ainda sobra fio de pesca.
9. Pegue o cordão do padre e amarre com a linha de pesca, deixe sobrar uma ponta de uns 10 cm do cordão.
10. Dê um nó reforçado no cordão do padre e reforce com a linha de pesca. 
11. Vai sobrar uma pontinha do cordão do padre, se for pequena, passe uma cola (tipo cola bonder) e coloque dentro do tubinho de acrílico para esconder. Se for grande demais, corte para ficar melhor o acabamento.
12. Na outra ponta do cordão do padre. Coloque o terminal de metal, basta colar o cordão lá dentro. Como este terminal tem uma argolinha, pode prender um pingente com linha de pesca fina para ficar mais bonitinho.

Passo a passo pingente de cortina

Dicas:
>> Quando for comprar as peças compre tudo junto, assim, as medidas entre furos e cordão ficam equivalentes. Note que meu cordão é mais fino que o espaço do terminal de metal.
>> Se for fazer mais de um tassel, conte quantas voltas esta dando no suporte. Eu não contei em um deles e ficou mais fininho do que o outro.
>> Em lojas de peças de bijuterias existem inúmeras opções de peças de acrílico e terminais, fale com o vendedor e ele poderá indicar os melhores terminais para o cordão de cortina, não fiz isso, por isso tive que improvisar usando a peça de acrílico nos passos 8, 9 e 10.
>> E por ultimo, não tenha medo, se jogue afinal, se errar dá para refazer.

Para ver outros DIY clica aqui!

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

7 comentários:

  1. Ai que orgulho dessa minha amiga! jà pinterestei bjssss

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo e valeu o trabalho! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk gostei dos nomes dos materiais terem sido preservados kkk. Mas ficou bem explicado sim!

    ResponderExcluir
  4. Lindona !
    Ficou perfeito !! Só não entendi , o mesmo fio que faz a cabecinha o restante é o que usa para colocar as peças?
    E aquela outra conta que fica na figura 12 , não entendi como ela fica no pingente !
    Desculpe tantas perguntas , mas é por que to afim mesmo de fazer e não quero ficar com dúvidas ! rsr!
    Bjkas!

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.