27 agosto 2014

DIY: Cortina voil e blackout para janela, simples e funcional

12
Semana passada comecei fazer um blackout para as duas janelas grandes que temos na sala, elas tem 4,60m de altura x 1,50 de largura. Quando projetamos a casa, a ideia era - e é ainda - uma persiana bem bacana que vimos em uma loja especializada, ela é automatizada, tem um acabamento legal que esconde o sistema e o tecido era lindo. O que não contávamos é que elas seriam absurdamente caras então, decidimos deixar para uma outra oportunidade, mas com certeza ainda queremos colocar, pois ela garante uma abertura quase total favorecendo a luminosidade.

Nossa escada é colada na janela - erro no projeto - qualquer material seja cortina ou persiana terá que ficar dentro do requadro, ou seria esquadro, enfim, terá que ficar dentro da janela. Então peguei a medida e parti a procura de promoções de tecidos e orçamentos em lojas de cortinas.

Em resumo, mandar fazer cortina também não é algo barato, fiz orçamento em vários lugares, sempre pedindo algo básico porque a intenção é sim colocar a tal persiana, não teve jeito. Para cada janela o preço girou de 900,00 a 1.400,00 isso básica, somente blackout e voil, sem pregas, sem frufrus sem nada. Como não disponho deste orçamento, acabei comprando o tecido de blackout e voil e tentei eu mesma fazer.

O blackout tem 1.50 de largura, assim, comprei somente a altura de 4.70 por janela. Já o voil que tem 3 metros de largura, comprei uma altura, ou seja, 4.70 e dividi ao meio. Fiquei com duas partes de 1.50 x 4.70 assim como os blackouts. (marido, obrigada por me ajudar nos cálculos).

De posse dos materiais foi chegar em casa e entrar em pânico, como eu ia fazer isso (risos). Segui o instinto e foi, passei uma barrinha simples em toda volta, coloquei ar argolas de acrílico e fiz barra, barra que por sinal ficou meio tortinha, mas esta valendo.

Confere aí e vê se não é um drama! Esta janela fica na lateral da sala, na curva da escada. A outra fica bem na frente da sala/casa.







Uma janela foi, agora comecei a segunda janela, que fica na frente de casa, logo, preciso caprichar bem mais.
Enfim, depois de tudo gastei apenas 180,00 - encontrei uma loja que estava em saldão, o mundo conspira a favor - para cada janela e me senti feliz com meu feito, no final, eu que fiz é sempre bom dizer.
Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

12 comentários:

  1. Rá !!!!!!....360 pilas contra 2000 ?!!!!....não tem nem o que pensar!!! Tá linda!!!!!! Parabéns!!!! Vlw o esforço!!!! Maravilhosa!! Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que coragem !!!!!!! mas valeu esta ficando shows bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Eli !

    Minha amiga, uau! Que arraso! Ficou linda mesmo, ainda mais com esse "puxador" (? esqueci como chama). Adorei. Esse tamanhão dela deu um "drama" certo no conjunto com esse lindo lustre. parabéns!
    Hummm, me deu uma boa idéia para quando eu for trocar a minha...blackout e voil. Um charme.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Confesso que quando li o título pensei "que desperdício colocar um blackout naquela janelona linda"
    Mas sua cortina ficou ótima, super delicada e amei o puxador! Parabens :)
    Beijos

    decorandoetal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eli uau! Ficou maravilhoso, aliás sua casa é maravilhosa!!!
    Nossa e que economia! Uau!
    Valeu súper a pena todo o trabalho, além de lindo, fez um bem enorme pro bolso!
    bj Eli

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Eli pela coragem e pela economia !
    No meu caso, acho que a janela ia ficar sem cortina , rsrsrs! Não faço nada de costura, nessas horas que vejo como sou burra ! Poderia fazer mil coisas para minha casa e economizar muito dinheiro !
    Amei o pigente( aff, não lembro o nome ) da cortina, você que fez também ? Um luxo ! Gostaria de fazer uma para minha , se foi vc que fez , passa o PAP para a gente .
    Parabéns mais uma vez !
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eli!
    Ficou linda!!! Parabéns!
    Ah se eu tivesse esse talento também teria feito as minhas, porque o coisa bem cara mesmo... imagina quanto que gastei na casa inteira? rsrs... Amei suas salas!!! E teu lustre imponente! Afinal, isso é outra coisa bem carinha né? Estou pesquisando, mas os valores estão altos em algumas lojas aqui no RS... O seu você comprou em algum site?
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  8. Olá Eli!!!
    Querida! Há qto tempo que não visito seu blog!!!!!
    Estive espiando algumas postagens, sua casa está maravilhosa! Parabéns!
    Amei o PAP dos pengentes para luminária, show!
    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Eli.. sempre vejo suas postagens mas nunca comento.. te acompanho desde do outro blog..ssr e adorooo..
    Estou fazendo uma cortina provisória pra minha sala também, não sei costurar menina, estou fazendo as barrinhas com cola de pano..srsrrs mas tá ficando legal..
    Adorei seu post e adorei o puxador, vc quem fez?.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ficou otimo! Realmente uma cortina desse tamanho acho que não deve ser tão simples de fazer...mas ficou show.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Eli, ficou linda!!! comigo também é assim!!!! eu sempre pesquiso e me mato pra fazer...fico louca quando vejo o tanto de trabalho, mas depois de pronto e pouco dinheiro gasto é compensador. Só te digo uma coisa: ficou tão linda que se fosse eu..ia esquecer a persiana por longos anos..kkk eu adorei e com o pingente que você colocou ficou com um acabamento super legal...xiquetosa!!! como toda sua casa!!!. E esse lustre? conta pra gente onde comprou? e os cristais dele foi tu que colocou? eu amei!! quero trocar o meu da sala de jantar mas pedem muitas $Dilmas por ele......taloco! bjocass

    ResponderExcluir
  12. Ficou top, amiga! Como td que vc faz.

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.