03 julho 2014

Decoração de varandas pequenas

1

Os projetos dos apartamentos estão cada vez menores, planta enxuta e aberta para que o proprietário molde ao seu jeito, o que normalmente precisa ser feito com móveis planejados ou divisórias alternativas. E com plantas cada vez menores as varandas ou sacadas, quando oferecidas nos projetos são bem pequenas, mas por menor que seja o espaço é possível criar um cantinho agradável e muito aconchegante na varanda do apartamento.

Algumas dicas para aproveitar o pequeno espaço e criar um cantinho com charme na sacada.

1. Conscientização do espaço: ter a real ideia das medidas e do espaço disponível é o principal, não adianta querer colocar tudo ali e criar um ambiente atravancado e sem condições de circulação.

2. Circulação: o ideal é que se tenha 60 ou 70 cm distância entre os móveis, esta metragem garante que não se enrosque em nada. nem sempre é possível, neste caso, procure não deixar moveis com as quinas se encontrando.

3. Substituições: se não cabe poltronas com braços, troque por bancos ou cadeiras. Futons apoiados sobre estrados ou pequenos pallets também funcionam bem. Mesinhas laterais redondas facilitam a circulação e móveis dobráveis são ma solução, porém tem o trabalho de montar e desmontar a cada usada. Pequenos pufes e banquinhos são muito bem-vindos também.

4. Paisagismo: opte por plantas penduradas ou em painéis como jardim vertical que podem ser facilmente feitos com ripas de madeira ou os vasinhos diretamente na parede, cuidando com a impermeabilização da parede (veja aqui algumas ideias para fazer um jardim vertical). Evite plantas pontiagudas ou volumosas como fenix ou iuca. Uma outra opção são plantinhas pequenas ou hortinhas feitas em vasinhos, apoiadas em prateleiras. Atenção para altura da prateleira, não baixa demais que atrapalhe mas não tão alta que fique difícil o manuseio.

5. Piso: os decks de madeira são os que mais transmitem aconchego, hoje é possível encontrar em grandes lojas decks modulados com medidas a partir de 30 x 30 o que facilita bastante no manuseio. Misturar pedriscos também é uma boa opção, mas neste caso, somente se o espaço não for tão pequeno.

6. Acessórios: aí que mora o charme. Mantas, lanternas, pequenas estátuas, revisteiros, um pequeno banquinhos com velas diversas são objetos transformam os cantinhos e um lugar de muito charme, vale apostar nestes itens.

Decoração de pequenas varandas.
  
Decoração de pequenas varandas.

Decoração de pequenas varandas.

Decoração de pequenas varandas.

Decoração de pequenas varandas.

Decoração de pequenas varandas.

Decoração de pequenas varandas.
Imagens: Pinterest

Clique para ver outros posts de Decoração.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Um comentário:

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.