28 junho 2014

Broinha caxambu gluten free

1

Ter vizinha querida é tudo de bom! A minha (que nem é tão próxima assim)  adora comidinhas naturais, bolos e pães caseiros e é das antigas, do tempo que as gentilezas entre vizinhos era comum e rotineiro. Confesso que até levo um susto quando isso acontece, estamos (mal) acostumados ao gelado "bom dia" e "boa tarde" seja pela correria do dia a dia ou pelo mau humor mesmo (nem vou falar que sou Cutiribana nata para não me julgarem rsrs).

Bem, acontece que ontem fiz fazer as unhas no salão da filha dela e ela veio com um pratinho cheio destas deliciosas broinhas de fubá chamada Caxambu que são feitas só com fuba, não leva trigo como algumas receitas de broa.
Gostei tanto do sabor e da textura que pedi a receita para compartilhar aqui, eu não testei, mas provei e aprovei as delicinhas. 

Receita de broa de fubá caxambu, sem gluten!

Então vamos lá, é simples e não precisa de frescurinhas!

Ingredientes:
1 xícara de chá de fubá 
1 xícara de chá de farinha de arroz 
1 xícara de chá de açúcar mascavo ou demerara 
1 colher chá de fermento químico em pó 
1 clara 
1/2 xícara de chá de manteiga 

1 gema para pincelar
Açúcar cristal ou demerara para polvilhar

Preparo:
Misture os 6 primeiros ingredientes até obter uma massa homogênea. Faça pequenas bolas com aproximadamente 20g cada, coloque em uma assadeira levemente untada com 5 cm de distância entre elas. Antes de assar, pincele com a gema e polvilhe com o açúcar cristal. Asse no forno preaquecido temperatura de 180oC em média por cerca de 20 minutos.

Ficam durinhas e bem docinhas, uma delícia com cafe fresquinho!


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Um comentário:

  1. Hummm, eu fiquei com água na boca com essa broinha. Eu adoro tudo que leva fuá. Vou experimentar.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.