30 maio 2014

Creme de abóbora picante

1

Outono gelado pede comidinhas quentinhas e gostosas e as sopas sempre são bem-vindas no menu sem contar que geralmente são muito fáceis de fazer.
Ano passado comprei o livrinho "100 melhores sopas" mas confesso que ainda não fiz nem a metade delas, acabo sempre fazendo as mais práticas, mas quem sabe até o final do inverno eu não tenha concluído mais algumas páginas.

Ontem fiz a receita da sopa cremosa e picante de abóbora moranga, que é uma delícia e fácil de preparar.

Receita de sopa creme de abóbora picante, Encantada Home.

Como sempre modifiquei um pouquinho a receita do livro, mas vou postar a original e menciono o que mudei, você vai precisar de:

2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola picado
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de gengibre picado
1 pimenta vermelha sem semente picada
2 colheres de sopa de coentro fresco picado
1 folha de louro
1 kg de moranga sem casca e sementes picados
2 xícaras de caldo de legumes
Sal e pimenta
Requeijão ou creme de leite para decorar

Receita de sopa creme de abóbora picante, Encantada Home.

Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio, acrescente a cebola e o alho e refogue até começar a amolecer. Junte o gengilbre, pimenta, coentro, louro e a moranga e cozinhe por uns 5 minutos.
Adicione o caldo e deixe levantar fervura, vá retirando a espuma que se forma com uma escumadeira. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos ou até que a moranga fique macia, mexendo para não grudar.
Retire do fogo, descarte a folha de louro e deixe esfriar um pouco. Coloque em um processador ou liquidificador e bata até conseguir um creme liso, devolva a panela tempere com sal e pimenta e aqueça em fogo baixo mexendo sempre.
Sirva em porções individuais e decore com requeijão cremoso ou creme de leite.

Modificação: meu marido não gosta de creme liso, então, não bati a sopa, deixei cozinhando mexendo sempre até derreter e concentrar a abóbora, fica mais rústico mas o sabor bem concentrado e com o toque picante do gengibre.

Depois é só escolher um acompanhamento, um bom vinho e saborear!


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Um comentário:

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.