03 abril 2014

Arte: Exposição Abraham Palatnik no MON

0

Em março fomos visitar a exposição "A Reinvenção da Pintura" de Abraham Palatnik no MON. Eu já havia falado da minha admiração por suas obras neste post "Abraham Palatnik: é um gênio, é brasileiro!, aproveitei que meu marido não conhecia e fomos visitar.

Arte: Exposição Abraham Palatnik no MON

E mais uma vez fiquei estasiada com as peças. Em torno de 70 obras expostas entre esculturas, telas e móveis, além de esboços do que viria se tornar uma obra. Palatnik mistura tecnologia, engenharia, estética, marcenaria, pintura e muito mais. Para mim, um dos mais brilhantes.

Os esboços dos projetos cuidadosamente pensados.

Arte: Exposição Abraham Palatnik no MON

Nada é por acaso, cada luz, cada pendulo tem uma função para o resultado final exuberante. A caixa aberta mostra que há por traz, mas quando a gente esta na sala de exibição, com luz e movimento nem pensa na trabalheira que ele deve ter tido, somente no qual sensacional fica a projeção. Nada é estático, tudo gira e cria novas formas.

<<Curiosidade. Em 1951 seus aparelhos cine cromáticos quase não puderam participar da 1ª Bienal Internacional de São Paulo pois a organização não sabia como classifica-las e em qual categoria. Acabou ficando como escultura/pintura e acabou ganhando um prêmio especial de pesquisa>>.

Arte: Exposição Abraham Palatnik no MON

Esculturas

Alem de telas, esculturas também estão expostos alguns de seus móveis, criados em parceria com o irmão.

Mobiliário

Dos quadros, vários estilos mas sempre se utilizando das linhas. Este é todo em madeira, filete a filete combinando a tonalidade da madeira e seu desenho natural. O seguinte é sobre tela, usando linha de barbante para as separações. Lindo!



E o meu favorito, acrílico sobre madeira. Deste ele criou variações em cores e desenhos, mas todos são laminas de madeira, fininhas pintadas com tinta acrílica. É espetacular, impossível pensar no período de criação e execução.


A aquisição nem sempre é possível, felizmente existem as exposições, podemos apreciar. Para quem é de SP, de julho a agosto estará exposto no MAN.

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.