24 fevereiro 2014

Muros verdes & Jardins verticais

3

Das ultimas criações em paisagismo os muros verdes e os jardins verticais são meus favoritos. Eles amenizam a aridez dos concretos em grandes centros, dão vida à corredores, paredes, varandas. São democráticos, possuem técnicas para grandes e pequenos espaços e com muito ou pouco dinheiro é possível ter um canto todo verde e cheio de vida para chamar de seu.

Muros verdes & Jardins verticais

Selecionai algumas imagens e técnicas para montar um pequeno ou grande jardim, vou listar por ordem que considero mais prático, para nós mesmas fazermos e na sequencia os produtos prontos para montagem.

1. Tela de alambrado
Considero este o método mais fácil e barato para criar um painel em uma varanda ou até mesmo em muro externo. Será necessário apenas uma tela de alambrado com moldura chumbada no local e vasos meia lua com as plantas desejadas. Neste caso, a irrigação é manual e precisa ser dosada para não encharcar demais. Se for possível, passar na parede antes de instalar a tela um produto isolante.

Muros verdes & Jardins verticais

2. Fibra de coco
Perfeita para pequenos espaços, por ser um produto natural não é preciso tentar esconder toda base, ele mesmo serve como auxiliador no visual. Neste caso, deve-se sempre impermeabilizar o local, já que a fibra de coco ajuda reter umidade. Opte sempre por isoladores sem produtos que agridam as plantas.

Muros verdes & Jardins verticais

3. Vasos meia lua
Bem parecido com a técnica da treliça, só que neste caso você deve parafusar os vasos diretamente na parede, quanto mais vasos e menos espaços mais uniforme ficará. Vasos de barro são os melhores e contribuem para o visual, neste caso, mais rústico.

Muros verdes & Jardins verticais

4. Garrafas PET
A técnica com garrafas PET foi desenvolvida por Marcelo Rosenbaun e é perfeita para pequenos espaços e para contribuir com o meio ambiente, já que, estará tirando de circulação inúmeras garrafas que poderiam estar em bueiros e rios.

Muros verdes & Jardins verticais

5.  Green Wall Ceranic
Produto patenteado pela empresa que empresta o mesmo nome, são peças em cerâmica que são fixamos em muros e paredes utilizando argamassa. Depois de fixados, deve impermeabilizar com produto atoxico. Podem ser pintados, revestidos com pedras ou pastilhas ou deixados ao natural, depois disso é só dispor as mudas das plantas dentro dos vãos. Em muros altos deve-se providenciar um sistema de irrigação automatizado.

Muros verdes & Jardins verticais

6. Wall Green
Também um sistema pronto que é vendido em kits pela ThermoGreen que você mesmo pode montar. São pecas plasticas de encaixe que forma uma estrutura que recebe até 18 mudas. As mudas devem ser colocadas nos saquinhos de feltros com a boca bem presa por um cordão, assim evita de cair terra no chão. Estes saquinhos já vem junto com o kit.

Muros verdes & Jardins verticais


7. Blocos pré-moldados
Da empresa NeoRex os blocos são de concreto, são instalados rente ao muro impermeabilizados.

Muros verdes & Jardins verticais

Tenho algumas imagens com passo a passo bem simples para fazer em casa, mas para o post não ficar imenso publicarei na sequencia ainda esta semana.
Deixo mais algumas inspirações para iniciar nossa semana e, quem sabe no sábado começar a colocar a mão na massa, ou melhor, no verde.

Muros verdes & Jardins verticais

Muros verdes & Jardins verticais

Imagens: Pinterest

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

3 comentários:

  1. Ixi que coisa mais linda essas imagens Eli. Meu jardinzinho ainda tem muito o que melhorar viu?
    Bj
    www.deccorebba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ixi que coisa mais linda essas imagens Eli. Meu jardinzinho ainda tem muito o que melhorar viu?
    Bj
    www.deccorebba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei Eli! Todas as opções ficam lindas! Parabéns pelo blog! Bjs

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.