14 novembro 2013

Casa de blogueira: Sala de estar integrada de Rafaela Oliveira

5

É muito provável que você conheça a Rafaela e seu blog Organize sem Frescuras que é daqueles blogs que você faz acompanhamento diário porque sempre tem um post ótimo que vai contribuir, ou ainda, quando se depara com uma situação inesperada em casa e pensa "vou lá ver se tem alguma dica para isso"  acredite, sempre tem!

Casa de blogueira: Sala de estar integrada de Rafaela Oliveira

Antes de convidar a Rafa para participar da tag Casa de Blogueira fiquei passeando pelo blog porque a casa toda é linda e escolher entre a sala, cozinha, escritório e quarto da filha não foi tarefa fácil. Mas decidi pela sala porque neste ambiente ela usou mistura de materiais no revestimento, móveis escuros e cores fortes e o resultado foi perfeito, tudo isso graças a muito trabalho e três palavrinhas mágicas "dedicação, responsabilidade e amor" palavras da própria Rafa. Então, vem comigo conhecer melhor esta sala e ver dicas pra lá de uteis!

O ambiente é dividido em três salas: living, jantar e televisão. Os espaços são demarcados apenas pela divisão de móveis, exceto pela sala de jantar que recebeu piso com revestimento diferenciado. Os ambientes têm bastante cor e contraste, além de texturas diferenciadas.

Casa de blogueira: Sala de estar integrada de Rafaela Oliveira

Revestimento vinílico na parede? Sim, além de lindo, aconchegante e prático, tem um custo menor que a madeira e não deixa nada a desejar no quesito "ficou lindo de viver"!!

Casa de blogueira: Sala de estar integrada de Rafaela Oliveira

Agora algumas dicas para quem quiser se inspirar na sua reforma ou construção:

Como vocês resolveram a questão de nivelamento dos pisos uma vez que o porcelanato é mais espesso que o vinílico e a junção entre eles? Que dica você daria?
O piso vinílico entrou depois do porcelanato instalado, exatamente por este motivo. Como o piso vinílico é bem fininho, o mestre de obra deixou a superfície com a medida do vinílico a menos, e assim nivelar com o piso porcelanato. Lembrando que para colocar o piso vinílico a superfície deve está super lisinha, pois este será colado diretamente no cimento.

A lareira foi revestida com pedra e espelho, existe uma atenção especial na hora da construção dela e nos cuidados para que o espelho não quebre com a temperatura, ou isso não acontece?
Como a nossa intenção não era acender a lareira, e sim destaca-la na decoração (ela já veio junto com o projeto da casa), não tenho como dizer como o espelho vai reagir com ela funcionado. Já a pedra, suporta à altas temperaturas.

A sala divide-se em 3 ambientes (living, jantar e televisão). Como harmonizar a decoração dos três ambientes sem que fique tudo muito igual ou muito desparceirado?
Como a sala de estar não está ao lado da sala de TV, decidi fazer decorações diferentes. Na sala de estar trabalhei como estilo moderno e o clássico no mesmo ambiente. O estilo moderno ficou por conta dos espelhos da lareira e da mesa de centro. Já o clássico, nas duas poltronas Luiz XV e na mesa lateral. As cores escolhidas foram o preto e berinjela. Na sala de TV, optei por um ambiente mais moderno, com móveis de linhas retas e objetos decorativos como a coleção mini cadeiras de design. As cores escolhidas foram preto, branco, prata azulado e dourado. Para deixar os ambientes integrados harmônicos, escolhi a mesma cor nas duas paredes e elegi o preto como cor principal para ambas.

Quais cuidados devemos ter em relação aos espaços livres para circulação e tamanho dos móveis?
Os móveis não podem atrapalhar a circulação. O projeto dos móveis deve se encaixar perfeitamente no ambiente. Se preferir, escolha móveis versáteis e que dê para mudar de um lugar para outro sem maiores problemas. Na decoração, sou adepta do “menos é mais”, e isso funciona muito bem quando o ambiente é pequeno e falta espaço.

Que orientação você daria para quem deseja usar móveis escuros e não pesar o ambiente?
Para não pesar na decoração, escolha objetos decorativos ou almofadas com cores mais claras e invista numa boa iluminação. Vidros e espelhos são super bem vindos também. Na minha sala de jantar, o piso, a mesa e cadeiras são escuras e, para dar leveza, escolhi o lustre e a persiana na cor prata para dar contraste, e um aparador espelhado para dar o toque especial.

Dica de limpeza: 

Você usa algum produto ou forma especial para manter o porcelanato sempre brilhante?

Na limpeza do porcelanato, encha o balde com água morna e misture um pouco de detergente líquido incolor e um pouco de álcool. Passe em toda superfície com um pano em microfibra ou que não solte pelinhos e deixe secar naturalmente (abra todas as janelas para acelerar o processo). Para os rejuntes, esfregue com uma escova bicarbonato de sódio, ou se estiver muito sujo, sapólio em gel funciona super bem e não prejudica o piso. Para manter a limpeza do piso duas a três vezes por semana são suficientes. O rejunte deve ser limpo a cada 15 dias para não encardir.

Agora me conta, a sala não é linda de viver? Para ver mais ambientes e super dicas de organização, limpeza e decoração clica aqui.

Rafa, muito obrigada pela participação e generosidade em dividir constantemente suas dicas com seus leitores.


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

5 comentários:

  1. Que sala mais linda da blogueira Rafaela, Eli! E já anotei as dicas para limpeza dos pisos. haahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que casa más linda esa de Rafaela ,, esos sillones lolas combina perfecto con el resto del mobiliario
    Besos

    ResponderExcluir
  3. Oi Eli!
    Conheci seu blog hoje e amei!!!
    Parabéns por esse post maravilhoso e muito esclarecedor! A casa da Rafa é linda de viver e o blog dela muito útil e inspirador :)
    Deus te abençoe!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  4. A casa dela é maravilhosa e ela, uma simpatia! Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Eli, que prazer encontrar a Rafa por aqui! Parabéns por trazê-la, viu. Esteja certa que abrilhantou ainda mais seu lindo blog!
    Que casa maravilhosa e elegante! Como ela!
    Bjs carinhosos pra vcs duas!

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.