20 agosto 2013

Decoração de salas de almoço ou copas - Do café ao jantar

8

Quando ainda era soteira morei em uma casa antiga que tinha uma copa, ambiente também chamado de sala de almoço. Na época achava o cômodo totalmente desnecessário pois só competia espaço com a sala de jantar - ambas bem pouco frequentadas já que no dia a dia as refeiçoes era na mesinha da cozinha.
Quando projetamos nossa casa não tinha dúvidas, foi o primeiro (entre tantos) cômodos dispensados do projeto e ficamos apenas com uma pequena sala de jantar.

Porém... sempre tem um porém, hoje minha rotina é diferente e acho que a dita sala de almoço faz falta e não hesitaria em incluir no projeto caso voltasse a construir novamente.
As copas ou salas de almoço de hoje são privilégio de quem tem um pouco mais de espaço, pois as plantas estão cada vez menores nos imóveis prontos e mesmo para quem esta construindo é um comodo que faz pensar a necessidade.

Para quem ainda vai apostar neste ambiente, a dica é que esteja mais colada possível à cozinha para facilitar a dinâmica do dia a dia, armários nunca é demais. Ter as louças disponíveis a mão facilita muito. Este projeto é da arquiteta Flávia Gerab, é elegante e moderno ao mesmo tempo.

Decoração de salas de almoço ou copas - Do café ao jantar

Decoração de salas de almoço ou copas - Do café ao jantar

Preto e branco dificilmente dá errado, este projeto de Cristina Hamoui mostra bem isso mas também tem uma pitadinha de personalidade nos tecidos de estampa banana.
Decoração de salas de almoço ou copas - Do café ao jantar

Estes dois são meus favoritos, o primeiro é a copa da Mariah Bernardes - Blog da Mariah. A cadeira palhinha e os suportes da parede são lindos.
A segunda foto é um projeto de Zize Zink e o laranja reina absoluto na mesa e na estampa das cadeiras.
Decoração de salas de almoço ou copas - Do café ao jantar

Naomi Abe apostou no tecido de algodão floral que forra as paredes e listras nas cadeiras de estilo provençal. Também em tecido floral, a copa do arquiteto Marlon Gama mistura as cadeiras de Sergio Rodrigues com mesa Saarinen. Bastante iluminada.
Decoração de salas de almoço ou copas - Do café ao jantar

E vocês meninas, o que pensam sobre este c:omodo - util ou desnecessário :)


Clique para ver outros posts de Decoração.


Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

8 comentários:

  1. E eu Eli construí no tempo que bania a copa e fiquei só com cozinha, mas tá bom. As inspirações estão lindas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eli,

    Eu estava morando em apartamento há alguns anos. Agora que estou a cinco meses numa casa, estou adorando ter esse espaço! ainda não postei no blog, mas vou ver se esses dias fotografo e posto.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  3. Verdade preto e branco difícil errar, apesar de gostar de um colorido eu apostei num tecido de parede nestas cores, amei o papel azul..eu prefiro ter so uma bancada na cozinha para refeiçoes rápidas e uma sala de jantar, acho que não usaria uma copa!!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  4. Oi Eli !

    É bem como você disse: como hoje os espaços estão cada vez menores, otimiza-se o espaço. Eu acho a copa/sala de almoço bem interessante, pois é um ambiente não tão formal quanto a sala de jantar que permite interagir com a cozinha. Tá, hoje fazem as cozinhas americanas que permitem essa interação, mas não é a mesma coisa.
    Lembro da casa de uma amiga em Sampa, na época da faculdade, tinha uma copa e era o lugar onde passávamos mais tempo! A família dela era grande e animada, era ótimo!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de um ambiente separado para todas as refeições, mas se for muito sofisticado com certeza não se parece comigo. Gostei mais das duas últimas fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Para as pequenas refeicoes em famila e um espaco a mais nos jantares com mais pessoas. Aqui em casa este espaco fica junto a cozinha. Eu acho bastante util.

    ResponderExcluir
  7. Oi Li!
    Amei a idéia, aliás a penúltima foto é a minha cara!
    Li, obrigada pelo carinho de sempre e qto a costurar Tildas, não desiste não!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Querida Eli concuerdo con usted,, a mi casa le agregué el comedor de diario que no tenía y es muy útil

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.