09 julho 2013

70 anos depois o apartamento foi aberto e uma surpresa...

7

Imagine um apartamento em Paris que ficou fechado durante sete décadas guardando um tesouro, ele existe e foi descoberto e aberto em 2010 quando a proprietária Marthe de Florian veio a falecer aos 91 anos.
Parece enredo de filme mas é a mais pura realidade. Sra. De Florian era uma bela atriz e socialite francesa da Belle Epoque que mudou-se para o sul da França em meados de 1940 para fugir da guerra e nunca mais voltou à capital. Somente com seu falecimento os herdeiros iniciaram as buscas de bens para realização do inventário e o apartamento foi descoberto e aberto.
70 anos depois o apartamento foi aberto e uma surpresa...

A quantidade de histórias e relíquias no imóvel era enorme, para avaliar foram convidados peritos que ao entrar no ambiente se depararam com itens bem inusitados como o avestruz empalhado e uma pelúcia de Mickey Mouse.
70 anos depois o apartamento foi aberto e uma surpresa...

"Havia um cheiro de poeira velha" disse Olivier Choppin-Janvry. Que também apontou um velho fogão de lenha e uma tabela de limpeza na cozinha.
70 anos depois o apartamento foi aberto e uma surpresa...

Mas a principal relíquia encontrada foi uma pintura. O retrato de uma jovem delicada em um vestido rosa pálido acetinado. A principio não foi identificado o autor mas depois de muita pesquisa e de cartas de amor encontrada da proprietária para Sr. Giovanni Boldini à obra foi atribuída a ele - lindo né!
70 anos depois o apartamento foi aberto e uma surpresa...

Especula-se que Sra. De Florian e Sr. Boldini tiveram um tórrido romance, e o retrato ele pintou em 1898 quando ele era casado e ela tinha 24 anos.
O quadro foi entregue à neta da proprietária, mas seu nome é mantido sob sigilo devido as leis de privacidade francesa.

A história é maravilhosa mesmo que algumas perguntas não tenham sido respondidas como por exemplo, por que ela manteve o apartamento em sigilo durante todos estes anos, pagando rigorosamente aluguel e taxas sem que nunca ninguém tenha descoberto? Eles eram mesmo amantes?  Será que manteve o apartamento da esperança de viver seu amor proibido?

Seja o que for, a história é mágica, misteriosa e maravilhosa, sem falar da quantidade de coisas divinas que deveriam ter no apartamento.

Bjokas

Fonte: Telegraph

Pin It

Eli Martins

Publicitária que gerencia projetos de TI, mãe de gatos, produtora de conteúdo do Encantada e apaixonada por decoração, arquitetura e design, inquieta e adepta de projetos DIY.

7 comentários:

  1. Eu nunca imaginava uma coisa dessa. Super interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Guauuuuu quiero alguna de esas reliquias, que perdida tantoooo tiempo,

    ResponderExcluir
  3. Nossa isso sim é historia!
    tão misteriosa e a gente fica pensando em varias possibilidades rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a história, amo assuntos assim! Principalmente quando envolve antiguidades!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Eli !

    Parece coisa de filme mesmo. E que história!
    Imagino quantas coisas maravilhosas devem ter encontrado.
    Tem sorteio lá no blog1

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  6. Uau! Dava um livro essa bela história!

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita, sinta-se a vontade para voltar e comentar sempre que desejar.
Eu respondo as perguntas aqui no blog, para receber a notificação da resposta você pode clicar na opção abaixo do seu comentário.